Como fazer do seu video game um Media Center completo

Imagem de: Como fazer do seu video game um Media Center completo

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Os consoles são dedicados a reproduzir games, mas eles podem fazer muito mais do que isso. PlayStation 3, Xbox 360, Wii e Wii U podem oferecer uma experiência multimídia muito completa.

Por padrão, as capacidades desses video games são bem limitadas nesse sentido, sendo que eles basicamente podem apenas acessar um ou outro arquivo remotamente.

Para contornar a incompatibilidade na reprodução de alguns formatos e fornecer acesso a uma vasta biblioteca de arquivos, alguns desenvolvedores criaram softwares que possibilitam expandir as capacidades dos consoles para torná-los verdadeiros Media Centers.

Hoje, vamos mostrar quais programas você precisa para transmitir os vídeos remotamente para seu console e como configurar cada video game. Vale notar que o funcionamento e a qualidade da reprodução dependem das capacidades da sua rede, portanto não podemos garantir que o resultado será satisfatório.

Você vai precisar de...

  • PlayStation 3 / Xbox 360 / Wii / Wii U;
  • Computador com configuração razoável (quad-core com 4 GB de memória RAM);
  • Rede com fio ou wireless devidamente configurada, sendo que o console e o PC devem estar conectados no mesmo roteador;
  • Programa compatível com seu console (daremos as explicações para cada video game).

Media Center no PlayStation 3 e no Xbox 360

O console da Sony sempre foi muito versátil e, se você já navegou pelo menu do aparelho, deve ter notado que ele conta com uma seção específica para gerenciar arquivos e streamings de vídeo. Normalmente, o PS3 consegue identificar automaticamente computadores próximos e reproduzir vídeos do Windows Media Player.

Entretanto, há uma série de limitações quanto aos formatos e ao uso de recursos extras (áudio e legendas). Para contornar este problema, você pode usar o PS3 Media Server, um software que funciona nos sistemas Windows, Mac OS X e Linux — ou seja, bom pra todos!

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Assim como o PlayStation 3, o Xbox 360 possui uma série de facilidades para reproduzir vídeos e, felizmente, o console da Microsoft é compatível com o streaming do PS3 Media Server. Acompanhe como você pode configurar o programa:

Configurando o computador

  1. Baixe e instale o PS3 Media Server;

    Baixar PS3 Media Server

  2. Abra o programa e acesse a aba “Navegação/Definições de Partilha”;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Na parte inferior desta seção, você pode adicionar as pastas que contêm os vídeos (músicas e fotos também são gerenciados pelo aplicativo) que serão compartilhados;
  4. Normalmente, as configurações-padrão do programa devem ser eficientes para transmitir os vídeos para o PS3 e o Xbox 360, mas, se você notar algum problema, pode tentar alterar as opções na aba “Definições de Transcoding”.

Reproduzindo filmes no PlayStation 3

Agora que o PS3 Media Server já está rodando, você deve realizar algumas configurações no PS3 para poder acessar os arquivos do PC.

  1. Vá até “Configurações”, entre em “Configurações de Rede”, clique em “Conexão com Media Center” e habilite a opção “DLNA”;
  2. No menu do PlayStation 3, navegue até a opção “Video” e clique em “PS3 Media Server”;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Seu console será mostrado na tela do computador;
  4. Escolha o vídeo que deseja reproduzir.

Reproduzindo filmes no Xbox 360

  1. No menu principal, abra a seção “TV e Filmes”;
  2. Selecione o player de vídeo do sistema;
  3. Abra o item “PS3 Media Server”;
  4. Seu console será mostrado na tela do computador;
  5. Reproduza o vídeo desejado.

Media Center no Wii

Apesar de oferecer compatibilidade com o Netflix, o Wii nunca foi um console dedicado à reprodução de vídeos, tanto que o aparelho não reproduz DVDs de filmes. De qualquer forma, não é porque a Nintendo impôs algumas limitações que isso significa que não podemos dar um jeitinho de configurar o video game.

O esquema aqui é configurar o PC para transmitir os vídeos para a rede, ou seja, em vez de solicitar os arquivos diretamente do computador (como acontece no PS3 e no Xbox 360), vamos orientar o Wii a reproduzir os vídeos diretamente pelo navegador. Veja como proceder:

Configurando o computador

  1. Baixe e instale o Orb;

    Baixar Orb

  2. Abra o Orb e selecione a opção “Orb Caster”;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  3. Um assistente será aberto para verificar se o seu computador possui poderio suficiente para processar e transmitir os vídeos. Depois que você receber uma mensagem confirmando que seu PC é capaz de realizar as tarefas necessárias, clique em “Next”;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  4. Agora, marque a opção “Yes, set up my library now” (Sim, configurar minha biblioteca agora) e clique em “Next”;
  5. Selecione todas as pastas que contêm os arquivos que devem ser compartilhados. Aguarde enquanto o Orb analisa os itens. Por fim, clique em “Finish”;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  6. Clique com o botão direito sobre o ícone do Orb na Barra de tarefas, abra a opção “Orb Control Panel” e navegue até a aba “Libraries”. Na parte de baixo, marque a caixa “Enable Orb Remote Access”;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  7. Para que os vídeos do seu PC sejam transmitidos, você deverá criar uma conta Orb. No assistente do “Remote Access”, selecione a opção “No, I don’t” e então informe seu email e uma senha;
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  8. Finalize o assistente.

Pronto! Seu PC já está configurado, agora vamos ver como acessar os vídeos no Wii.

Configurando o Wii

  1. Acesse a Wii Shop Channel e faça o download do Opera browser;
  2. Inicie o Opera;
  3. Entre no site http://mycast.orb.com/ e faça o login;
  4. Escolha um vídeo para reproduzir e aproveite.

Media Center no Wii U

Assim como seu antecessor, o Wii U também não tem muitas facilidades para a reprodução de filmes, mas há uma série de opções para assistir aos seus vídeos prediletos no console. A primeira é usar o Orb (o mesmo que mostramos para o Wii), porém a mais indicada é configurar o Plex Media Center (também disponível para Mac e Linux). Veja como:

Configurando o computador

  1. Baixe e instale o Plex Media Center;

    Baixar Plex Media Center

  2. Após finalizar a instalação, clique em “Launch”. Um pequeno ícone será adicionado à bandeja do sistema;
  3. Clique com o botão direito sobre este item e abra a opção “Media Manager...”;
  4. O Plex Media Center será carregado em seu navegador. Na primeira tela, clique em “Agree” para aceitar os termos e começar a usar o programa;
  5. A tela abaixo será mostrada em seu navegador. Agora, você pode adicionar filmes (basta informar as pastas nas quais seus arquivos estão guardados) ou canais (Vimeo, Soundcloud e outros). (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Configurando o Wii U

  1. No seu Wii U, acesse o seguinte endereço através do navegador:

    http://x.x.x.x:32400/web/index.html

    Nota: o x.x.x.x é endereço IP da sua máquina (que deve ser algo como 192.168.1.10);
  2. Aproveite todos os filmes do seu computador no video game.

Pronto! Agora, você pode aproveitar seus filmes favoritos em qualquer aparelho. Fácil, não? Esperamos que este tutorial tenha sido útil. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.