Review: cartões Kingston de alta velocidade SDHC Class 4 e SDXC Ultimate

Imagem de: Review: cartões Kingston de alta velocidade SDHC Class 4 e SDXC Ultimate

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Recentemente, a Kingston lançou uma nova série de cartões SD de alto desempenho, os quais prometem a otimização do armazenamento em câmeras fotográficas, de vídeo e outros eletrônicos capazes de captar imagens em alta qualidade.

Na redação do Tecmundo, conferimos o funcionamento de dois modelos de cartões: o SDHC Class 4 de 4 GB e o SDXC Ultimate Classe 10 de 64 GB. Enquanto o SDHC (Secure Digital High Capacity – ou “Segurança Digital de Alta Capacidade”, em tradução da própria Kingston) permite transferências de dados a taxas de 4 MB/s, o SDXC permite um desempenho de até 60 MB/s para leitura e 35 MB/s para gravação.

Embora os valores de transferência variem conforme a capacidade do aparelho utilizado, a diferença pode ser uma mão na roda para os mais exigentes. Eles são ideais para equipamentos profissionais de novas gerações, que deixaram de lado o CompactFlash para trabalhar com cartões no padrão SDXC.

No caso do SDXC Ultimate Classe 10, é possível otimizar a gravação de conteúdo em alta qualidade, como vídeos em Full HD 1080p, além de imagens em 3D. Os 64 GB permitem que você capte imagens em altíssima resolução sem se preocupar com o espaço na memória.

“Com 64 GB, é possível armazenar cerca de 16 mil fotos com 12 MP e mais de 106 horas de vídeo a 24 Mbps”, diz Gerardo Rocha, diretor-executivo da Kingston do Brasil. Abaixo você pode conferir especificações detalhadas de cada modelo de cartão.

Especificações Técnicas — SDHC Class 4

  • Capacidades: 4 GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB
  • Dimensões: 0,94 x 1,25 x 0,08 polegadas (24 x 32 x 2,1 mm)
  • Classificação de Classe de Velocidade: Classe 4 — taxa mínima de transferência de dados de 4 MB/s
  • Temperatura de armazenagem: -40 °C a 85 °C (-40 °F a 185 °F)
  • Temperatura de Operação: -25 °C a 85 °C (-13 °F a 185 °F)
  • Tensão: 3,3 V

Especificações Técnicas — SDXC Ultimate Classe 10

  • Capacidades: 16 GB, 32 GB (SDHC) e 64 GB (SDXC)
  • Dimensões 24 x 32 x 2,1 mm (0,94 x 1,26 x 0,08 polegadas)
  • Desempenho: 233X – até 60 MB/s para leitura e 35 MB/s para gravação
  • Compatibilidade: SDHC e SDXC (não compatível com dispositivos de SD padrão)
  • Temperatura de armazenagem: -40 ºC a 85 ºC (40 ºF a 185 ºF)
  • Temperatura de operação: -25 ºC a 85 ºC (13 ºF a 185 ºF)
  • Voltagem: 3,3 V

A diferença na prática

O Tecmundo fez diversos testes para comparar o desempenho dos cartões. Como referência, utilizamos um cartão micro SDHC da SanDisk com um adaptador. No quesito qualidade de imagens, a diferença pode ser conferida apenas pelos mais detalhistas.

Detalhe de vídeo mostra que diferença existe, mas é quase imperceptível (Fonte da imagem: Tecmundo)

Para isso, foram feitas imagens com a mesma câmera (Canon EOS Rebel T4i), em sua opção máxima de qualidade. Além disso, tudo foi feito com as mesmas configurações em todos os testes, mudando apenas o cartão entre um e outro.

Acima, você pode conferir o desempenho dos cartões na hora de gravar dados de forma detalhada. Enquanto o cartão SDHC e SDXC da Kingston contaram com uma performance ligeiramente superior (o Kingston SDXC sendo o campeão), o Sandisk SDHC acabou ficando um pouco abaixo do esperado. Porém, na maioria dos testes feitos pelo Tecmundo a diferença é quase imperceptível — o que pode fazer mais diferença na hora de imprimir arquivos em grandes formatos.

Frames de vídeos em Full HD: embora a proposta seja de melhoria, é difícil ver diferenças entre o rendimento dos cartões (Fonte da imagem: Tecmundo)

Em vídeos feitos em ambiente interno, a performance de imagem nos três cartões foi bastante semelhante, sendo que, a olho nu, não é possível identificar qualquer mudança entre as imagens captadas com os cartões da Kingston e da SanDisk.

Velocidade

A grande diferença entre os cartões está em sua velocidade de transferência. Para fazer a comparação, utilizamos um arquivo de vídeo de 52,8 MB, transferido do computador por meio de um leitor de cartões USB 2.0. O resultado deve ser otimizado caso você conte com um leitor de cartões diretamente em sua máquina, dispensando o USB para transferência de dados.

Mesmo assim, foi possível observar uma enorme diferença na transmissão do mesmo arquivo nos três cartões. Confira abaixo os resultados — sempre o melhor resultado de três testes para todos os cartões:

SanDisk SDHC

Upload: 12 segundos.

Download: 6,7 segundos.

Kingston SDHC Class 4

Upload: 14 segundos.

Download: 7,5 segundos.

Kingston SDXC Ultimate Classe 10

Upload: 5 segundos..

Download: 3,8 segundos.

É possível perceber que, entre os cartões SDHC Kingston e Sandisk, a diferença foi mínima, com uma leve vantagem para o SanDisk tanto no download quanto no upload. No entanto, a diferença para o SDXC foi gigantesca, deixando-o no topo da lista de desempenho.

Vale a pena?

Se você não gosta de perder tempo, se trabalha com fotografia ou se, por alguma razão, necessita de um cartão de alto desempenho, que execute transferências em alta velocidade, o Kingston SDXC Ultimate Classe 10 é a escolha certa. Comparando com os modelos SDHC, ele ganha uma gigantesca vantagem em velocidade.

Mas se você está apenas preocupado com qualidade de imagem, dificilmente a compra vai fazer alguma diferença. A não ser que você realmente queira garantir que seus vídeos tenham uma qualidade superior, dificilmente a mudança será notada. Não espere uma melhoria direta nos arquivos. Além da velocidade maior, a vantagem da Kingston é oferecer garantia vitalícia para seus cartões, o que é um ponto positivo a ser avaliado na hora da compra.

*Os cartões de memória foram cedidos pela Kingston para a realização do artigo. O cartão SanDisk utilizado para comparação foi adquirido pelo Tecmundo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.