American Gods: quem são os Deuses Novos e os Antigos?

  • por Minha Série em 25/03/2019 - 21:31

Depois de quase 2 anos de espera, a segunda temporada de American Gods chegou arrasando. Se você está perdido sobre quem são os Deuses Novos e os Deuses Antigos, o que eles representam e por que estão em conflito, confira os perfis:

Deuses Novos

Representando o mundo moderno, os Deuses Novos surgem para atender a problemas e necessidades que não existiam no tempo dos Deuses Antigos.

Media

Reprodução/Starz

Como o próprio nome já diz, a deusa Media é a divindade da comunicação e representa todo o tipo de mídia, conteúdo global e entretenimento. Na primeira temporada, foi interpretada por Gillian Anderson (Arquivo X) e aparecia personificada em celebridades dos primeiros meios de comunicação em massa, como rádio, cinema antigo e televisão.

Já na segunda temporada, o autor Neil Gaiman sentiu a necessidade de atualizar essa personagem, pois acreditava que o público mais jovem não se identificaria com personalidades como Lucy Ricardo, Judy Garland e Marilyn Monroe. Assim surgiu a New Media, interpretada pela atriz coreana Kahyun Kim, que representará a mídia na era da cibercomunicação.

Mr. World

Reprodução/Starz

Mr. World é o líder dos Novos Deuses, interpretado por Crispin Glover (Texas Rising) e representando a globalização. Enigmático, ele não deixa transparecer as suas verdadeiras intenções, tendo sido inspirado na obsessão norte-americana por teorias de conspiração e espionagem, algo que ainda é relevante nos tempos atuais e não precisou ser modernizado.

Assim como a sua personalidade, os seus poderes são misteriosos. Até agora, sabemos que ele é capaz de criar ilusões, como foi demonstrado a Shadow e Mr. Wednesday, além de ser um repositório de todas as informações do mundo, saber tudo sobre alguém só de olhar para a pessoa e poder usar telecinese, como mostrou ao remover as algemas de Shadow.

Technical Boy

Reprodução/Starz

Com a modernidade e o avanço da ciência, desenvolveu-se a tecnologia. Aí entra o Novo Deus Technical Boy, interpretado por Bruce Langley (Deadly Waters). Arrogante e desesperado por poder e respeito, ele é impulsivo e imprevisível, o que pode ser uma vantagem ou uma inconveniência para ele mesmo e os seus aliados, dependendo da situação.

Technical Boy é a personificação da internet e das novas tecnologias e tem o poder da tecnopatia, podendo controlar e influenciar a tecnologia ao seu bel-prazer, incluindo reprogramar a realidade e apagar as pessoas da sua existência. Ele também pode mudar de aparência frequentemente.

Deuses Antigos

Os Deuses Antigos representam o mundo arcaico, das religiões e do culto à natureza. Temendo o crescimento do poder dos Deuses Novos e a sua própria irrelevância e perda de influência no mundo moderno, alguns deles resolvem se unir.

Mr. Wednesday

Reprodução/Starz

Quem tem a ideia de reunir os Deuses Antigos é Mr. Wednesday, também conhecido como o deus nórdico Odin e interpretado por Ian McShane (Ray Donovan). Insatisfeito com a expansão dos Deuses Novos, ele precisa de aliados para travar uma guerra, mas tem dificuldade de convencer os outros deuses a se juntarem à sua causa.

Ele é um enganador carismático, sábio, mas manipulador. Os seus poderes são variados, como encantamento, maldição, manipulação do clima, manipulação mental, cura, comunicação com animais, materialização, visão divina, telecinese e tecnopatia, apesar de não ser tão poderosa quanto a do Technical Boy.

Bilquis

Reprodução/Starz

A Rainha de Sabá, ou Bilquis, é uma Deusa Antiga do panteão arábico, interpretada pela atriz nigeriana Yetide Badaki (This is Us). Como uma deusa do amor, ela vem perdendo os seus fiéis e a sua relevância, o que faz com que se alie aos Deuses Novos sob a promessa de que voltará a ter muitos seguidores e um novo altar em sua homenagem.

Bilquis é uma deusa de grande beleza, mas que quando não recebe muitas adorações fica desnutrida e ressecada. Os seus poderes são beleza divina, benção com alegria eterna, manipulação do amor, absorção dos seus adoradores através do sexo e imortalidade.

Mr. Nancy

Reprodução/Starz

Também conhecido como Anansi, Mr. Nancy é um deus da esperteza e da trapaça, pertencendo ao panteão do oeste do continente africano, mais especificamente de Gana. O culto a ele foi levado aos Estados Unidos com o tráfico de escravos no século 17.

Interpretado por Orlando Jones (Sleepy Hollow), Mr. Nancy é um dos aliados de Mr. Wednesday e recebe as suas adorações através de histórias contadas sobre ele. Como a sua origem vem de narrativas sobre animais, a sua forma real é de uma aranha. Atualmente, em American Gods, ele vive no estado da Flórida.

Mad Sweeney

Reprodução/Starz

Sweeney não é exatamente um Deus, mas sim um leprechaum, que faz parte da mitologia irlandesa; ele era um rei medieval que foi amaldiçoado à loucura pelo Santo Ronan. Interpretado pelo ator Pablo Schreiber (Orange is The New Black), ele foi parar nos Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses do século 19.

O seu poder depende da sua moeda da sorte, que lhe garante força sobrenatural: quando ele perde a moeda, também perde o poder. Ele pode se comunicar com animais e conversa com os corvos de Mr. Wednesday.

Mr. Ibis

Reprodução/Starz

Thoth, o deus egípcio da magia, da sabedoria e também o escriba de Deus, toma a forma de Mr. Ibis, interpretado por Demore Barnes (12 Monkeys). Ele atua como um escritor e conta muitas histórias de como os Deuses Antigos chegaram aos Estados Unidos. Na série, é o diretor de uma funerária com o seu parceiro, Mr. Jacquel.

Mr. Jacquel

Reprodução/Starz

Juntamente a Mr. Ibis, ele é dono de uma casa funerária. Interpretado por Chris Obi (Star Trek: Discovery), Mr. Jacquel é a representação do deus egípcio Anúbis. Os seus poderes são transfiguração, premonição e psicopompo, o que significa que ele leva as almas dos mortos para o pós-vida.

Czernobog

Reprodução/Starz

Interpretado pelo ator sueco Peter Stormare (LA to Vegas), Czernobog é, na verdade, Bielebog, um deus do panteão eslavo que representa a escuridão, a morte e a maldade. Ele tem como arma a sua marreta, que usa para matar gado e saciar a sua sede de sangue.

Qual é o seu deus favorito em American Gods?

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.

Assuntos
Especiais, Listas

Leia Mais

Deixe seu comentário