Spam baseado em correntes chega ao WhatsApp

Imagem de: Spam baseado em correntes chega ao WhatsApp

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Quem teve uma conta de email ativa durante o início dos anos 2000 ou viveu a época áurea do Orkut deve conhecer as famosas “correntes”, que durante uma época se alastravam pela internet. Normalmente usando como base algum motivo absurdo, essas mensagens pediam que você as compartilhasse com um número determinado de contatos caso não quisesse que algo ruim acontecesse.

Após algum tempo desaparecidos, esses spams voltaram a encontrar um espaço na rede mundial de computadores através do WhatsApp. Uma mensagem divulgada através do aplicativo afirma que o serviço passará a ser cobrado de todos os usuários que não se mostrarem ativos até uma data indeterminada, avisando também que o software passará a contar com um ícone de outra coloração.

Não bastasse a mensagem em si ser bastante estranha, ela é assinada por alguém identificado somente como Herberth, que autodenomina o diretor do “MSN WhatsApp”. Entre as promessas feitas por ele está a de que todos os seus contatos no comunicador vão ser excluídos caso o texto não seja repassado para outras pessoas — mas é preciso ser rápido, pois somente 530 contas estão disponíveis para “novos celulares”.

Sequer é preciso mencionar que esse tipo de mensagem só serve para causar pânico entre os mais desavisados e não deve ser levada a sério. Felizmente, ao contrário de outros casos do tipo, o texto não tenta convencer o leitor a fazer qualquer investimento em dinheiro, o que diminui o impacto negativo que ele pode causar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.