Erro 404: como se esconder da espionagem americana [ilustração]

Imagem de: Erro 404: como se esconder da espionagem americana [ilustração]

Poucas siglas assustam tanto os usuários de internet quanto “NSA”. A Agência Nacional de Segurança (ou National Security Agency, no original) dos Estados Unidos têm sido alvo de acusações de espionagem digital em todo o mundo e é difícil afirmar que nós não estamos sendo vigiados também. Devido à conexão em escala quase interplanetária que a internet nos proporciona, fica fácil chegar a qualquer lugar do mundo.

E se isso já vale para os usuários comuns, que contam apenas com seus computadores e uma conexão de banda larga, imagine como seria para os espiões mais poderosos do mundo e suas ferramentas de nível altíssimo. É claro que eles conseguem chegar a qualquer lugar e verificar qualquer informação que queiram — sim, eles sabem o que você faz depois que aperta "Control + Shift + N". É ingenuidade achar que você pode usar o Facebook e se esconder completamente, por exemplo. 

“Mas será que existe alguma forma de eu me esconder da NSA enquanto vivo nesse planeta?” Felizmente existem vários modos de fazer isso. Quer saber quais são eles? Então confira agora mesmo as nossas dicas e aplique-as às atitudes que tomar daqui para frente. Esperamos que você consiga se livrar da espionagem — por mais que saibamos que você vai continuar acessando sites com cookies.

Viver em outro planeta

A NSA é uma agência de segurança dos Estados Unidos, que teoricamente deveria trabalhar nos Estados Unidos. Sob alegação de combate e prevenção ao terrorismo em todos os países aliados, a NSA trabalha também em outras nações, fiscalizando e vigiando diversas pessoas. Mas existe algum lugar em que a NSA não possua influência ou formas de rastrear dados? Para responder isso, temos algumas notícias boas e outras más.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Boas notícias: é possível viver sem ser rastreado pelos computadores da NSA e também é muito simples bloquear a ação deles em momentos de espionagem de alto nível. Más notícias: você precisa viver em outro planeta para isso. Só que ainda não temos informações de que a internet de outros planetas do Sistema Solar possa ser muito segura, por isso é aconselhável optar por galáxias um pouco mais distantes.

Não confiar em pessoas desconhecidas

Lá na janela de “Outras mensagens” do Facebook ou no spam do seu email, você pode encontrar algo parecido com: “Você gostaria de tomar um banho de Sol com as musas da Seleção Sueca de Bronzeamento? Então clique aqui para ganhar uma viagem com tudo pago para isso! E não é só isso... Pois você ainda vai levar mais US$ 20 mil para gastar como quiser nas paradisíacas praias do Caribe!” (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você já se deparou com algo assim, deve saber que este tipo de mensagem só serve para o roubo de dados, não é mesmo? E quando você perde seus dados, vai parar na lista de spam de alguém. Com isso, você pode passar também a ser parte de um catálogo gigantesco de pessoas que vendem dados para outros spammers. Você sabe o que isso significa?

Significa que, quando a NSA interceptar os criminosos virtuais que fazem isso, eles terão acesso ao seu email e a outros dados seus. Por isso, você precisa parar de confiar nas outras pessoas. Isso mesmo, não clique em links e desconfie de qualquer coisa que aparecer na sua linha do tempo. É um email da sua mãe? Apague! É uma carta de amor da sua namorada? Você pode realmente ter certeza disso? (música de suspense)

Não usar tecnologia

Se você não gostou da ideia de desconfiar de todas as pessoas e também não pretende fugir do planeta Terra tão cedo, então talvez nós tenhamos uma solução um pouco mais simples. Você pode abandonar seus hábitos modernos e parar de consumir as tecnologias que envolvem telecomunicações. Sim, isso envolve seu computador, seu celular e seu tablet.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ah, também podemos incluir video games, iPods e qualquer outro tipo de dispositivo com acesso à internet. A única forma de navegar sem ser rastreado é se conectando por meio de um computador público — lan houses, por exemplo, desde que isso não envolva cadastros prévios — em sites que não exijam login. Pois é, a internet se transforma em um grande jornal, mas pelo menos a NSA não vai encontrar você.

Cuidar com o que posta ou pesquisa regularmente

É claro que pesquisar por “bomba atômica” no Google não vai fazer os agentes da NSA enviarem uma tropa secreta até a sua casa para recolher documentos para averiguação. Mas se você começar a realizar buscas desse tipo — somadas a “como fazer”, “como montar”, “como ser um terrorista” e outros exemplos menos evidentes — com frequência, as coisas podem mudar de figura.

Grandes servidores de empresas como a Google são programados para ajudar a polícia no combate ao terror e a outros crimes. Quando o mesmo IP é visto pesquisando itens ilegais repetidas vezes, alertas podem ser enviados e seu computador pode ficar em vigília por parte dos grandes centros de espionagem e segurança. Pois é! É melhor você parar de pesquisar esse tipo de coisa.

  • Como destruir o mundo?
  • Onde comprar C4?
  • Ogiva nuclear mercado livre
  • Explodir planeta howto

Em todo o caso, vamos dar algumas dicas de como se defender dos agentes da polícia norte-americana. Quando perguntarem por que você quer saber quais são as armas mais letais, mostre seu log no Counter-Strike. Quando perguntarem por que você precisa de dicas sobre elementos químicos poderosos, diga que é para a prova da escola. E quando perguntarem: “Por que você encomendou nitroglicerina e dinamite no eBay?”, estenda as mãos e fique em silêncio até a chegada do advogado.

Não ser o Snowden

Não tem muito o que dizer sobre isso. Não ser o Edward Snowden é vital para quem não gosta de ser rastreado. Na verdade também é bem recomendado que você não tenha nenhum contato com o Edward Snowden. OK, vamos ser sincero... Não pesquise por ele, não saiba de quem se trata e não leia nada sobre ele... Tarde demais?

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Pois é, você já teve a palavra "Snowden" carregada em seu computador e agora a NSA, a CIA, o FBI, a ABIN, a CBF e o DVD estão rastreando todas as suas atividades. Por essa razão, você poderia rir da cara do perigo e digitar "Snowden" repetidas vezes. Será que você tem coragem de desafiar o mundo dessa forma? (Nós não faríamos isso, mas você é livre para decidir, oras)

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: André Tachibana

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.