True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeu

  • por Minha Série em 11/03/2019 - 17:06

O fim da terceira temporada de True Detective pode ter encerrado um ciclo no dia 24 de fevereiro, mas nem tudo foi solucionado. De fato, nem o fato de a season finale durar 1 hora e 15 minutos foi suficiente para amarrar todas as pontas soltas dos episódios.

Por isso, agora que a poeira baixou, vamos revisitar as maiores questões que o final da terceira temporada não respondeu:

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuBea Santos interpretou Julie adulta. (Foto: HBO)

Julie Purcell ainda estava viva em 2015?

Não sabemos ao certo, mas a finale deu uma indicação fortíssima de que a mãe rastreada por Hays (Mahershala Ali) era a própria Julie (Bea Santos). Mais velha, está casada com seu amigo de infância, Mike (Nathan Wetherington), e criando a filha Lucy, nome em homenagem à sua falecida mãe.

O motivo de a memória de Hays não funcionar quando chega é incerto, pois acontece bem naquele momento. Por outro lado, o personagem pode tê-la reconhecido, mas decidido não a procurar para que ela vivesse em paz.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuSarah Gadon (Vulgo Grace) na pele da documentarista Elisa. (Foto: HBO)

Qual foi o destino do documentário de crime real de Elisa?

Elisa (Sarah Gadon) não apareceu no último episódio, mas bombardeou Hays com perguntas sobre o Caso Purcell por toda a temporada. O detetive parecia satisfeito ao sair da investigação, então deve ter interrompido sua participação no filme.

Por outro lado, seu filho Henry (Ray Fisher) guardou um papel com o endereço de Julie. Ele passará a informação para a cineasta, com quem tinha um affair? Elisa acabaria expondo Julie? Seria uma reviravolta depois de fracassar com suas teorias conspiratórias.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuCarmen Ejogo (Animais Fantásticos) viveu Amelia. (Foto: HBO)

Como Amelia morreu?

A season finale nos mostrou Amelia (Carmen Ejogo) após 1990 pela primeira vez, lendo poesia para seus alunos. Nessa época, ela era professora na Universidade do Arkansas, onde Hays trabalhava como chefe de segurança. Eles pareciam felizes, mas, em algum momento de lá até 2015, Amelia faleceu, e nunca soubemos a causa.

Talvez tenha sido uma doença comum, porém deixar a dúvida no ar pode indicar o contrário. Além disso, nós nem sabemos se, com suas brigas, o casal estava junto quando ela morreu.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuDeborah Ayorinde interpretou a versão mais velha de Becca. (Foto: HBO)

O que causou o rompimento da relação entre Hays e a filha Becca?

Becca (Deborah Ayorinde) estava longe da vida de Hays em 2015, e nós sabemos que eles ainda eram próximos quando ela foi para faculdade, no final dos anos 1990. Ela reapareceu no último capítulo, ajudando a levar o pai para casa e se sentando com ele na varanda da frente.

Ainda assim, nunca tivemos uma resposta certa sobre a razão de não se verem por tanto tempo. Assim como a morte da Amelia, a verdade pode não ser agradável: talvez ela tenha crescido longe de Hays devido à piora de sua demência.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuA cena no Vietnã encerra a season finale. (Foto: HBO)

O que diabos foi a cena final com Hays na selva do Vietnã?

Bem nos últimos segundos da season finale, após presenciarmos um flashback do detetive se reconciliando com Amelia, vemos um trecho rápido de Hays de volta à pele de rastreador no Vietnã. Como se trata literalmente do fim da temporada, deve haver um significado por trás disso, certo?

Nosso melhor palpite é uma metáfora: Hays sempre esteve procurando algo, desde sua época como um jovem soldado, e talvez abandonando o Caso Purcell por Amelia ele finalmente tenha encontrado o que buscava.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuMahershala Ali foi envelhecido para viver Hays já idoso. (Foto: HBO)

Hays morreu na varanda da frente?

A última vez que vemos o detetive é em 2015, em uma cadeira de balanço com West (Stephen Dorff) e sua família, aproveitando um chá gelado. Porém, a cena de seus netos andando de bicicleta pela rua, assim como as crianças Purcell faziam, é o gatilho de uma visão.

Primeiro, ele se vê com Amelia em 1980, depois o Vietnã. A vida de Hays passar diante de seus olhos foi um sinal de seu último suspiro? Nunca saberemos com certeza, porém nos dá algo para pensar, ao menos até a quarta temporada.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuO detetive Roland West (Stephen Dorff) analisa o olho mágico. (Foto: HBO)

Quem fez o olho mágico?

O olho mágico foi um pouco de "nem sempre onde há fumaça, há fogo", mas sugeria que o crime era muito mais perturbador do que parecia. Sem dúvida alguma, sequestrar e drogar são violações pesadas, mas um olho mágico na porta do quarto de uma criança é outro nível de repugnância.

Em casos reais, é comum que pistas surjam e se revelem apenas uma distração da verdade. Na série, o(a) responsável pelo olho mágico o fez de propósito, contudo só serviu para nos deixar revoltados por nunca ser resolvido.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuO scanner de um jornal retrata os protagonistas da primeira temporada. (Foto: HBO)

O que significa a conexão com a primeira temporada?

O sucesso do primeiro ano da antologia levou a mostrar que as temporadas compartilham o mesmo universo. Embora possa ser outra distração sem esclarecimentos ou só fan service, foi empolgante rever Rust Cohle (Matthew McConaughey) e Martin Hart (Woody Harrelson).

Arkansas e Louisiana, os estados americanos onde as duas temporadas se passam, fazem divisa, então não é impossível conectá-las. Entretanto, a aparição não cumpriu qualquer objetivo naquele momento.

True Detective: 9 perguntas que o final da 3ª temporada não respondeuA série ainda não foi renovada para um novo ano. (Foto: HBO)

Teremos uma quarta temporada?

Nic Pizzolato, criador da série, falou com a Newsweek sobre o assunto:

"Para onde ir depois de uma temporada dessas? Há o mistério, que deve levar a conclusões falsas e seguir sem trair a audiência e todos esses elementos estruturais complicados. Mas eu tenho uma nova ideia meio louca, acho que precisa ser amadurecida por um tempo. Enquanto isso, queria fazer outra série, talvez um filme."

Mesmo com os comentários otimistas de Pizzolato, a HBO ainda não renovou True Detective para uma quarta temporada.

Este texto foi escrito por Caíque Pereira via nexperts.

Assuntos
Spoilers, Reviews

Leia Mais

Deixe seu comentário