Review: Lomography Belair X 6-12

Imagem de: Review: Lomography Belair X 6-12

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Quem acompanha o Tecmundo já sabe que as câmeras analógicas estão com tudo. Elas são a alternativa perfeita para quem leva a fotografia como hobby e quer se aventurar em imagens feitas de forma totalmente retrô.

Na redação do Tecmundo, conferimos de perto o desempenho da Belair X 6-12, uma das câmeras mais cobiçadas da Lomography. O equipamento usa filme 120 e promete fazer imagens panorâmicas capazes de tirar seu fôlego.

A Belair ganha destaque por trazer de volta ao mercado um nicho que já era esquecido: as antigas câmeras de fole. Com preço original de R$ 900, ela é atualmente vendida por R$ 764. Confira aqui se a Belair X 6-12 é uma boa opção para você!

Aprovado

Visual retrô inconfundível

A Lomography sempre influencia o mundo analógico – e não é por menos: ela é, possivelmente, a marca mais conhecida entre as empresas ainda atuantes na fotografia analógica. E não há como negar: produtos lançados pela Lomo acabam virando febre em pouco tempo.

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

E com a Belair não é diferente. Seu lançamento trouxe de volta a moda das câmeras de fole, que eram utilizadas no inicio do século passado. Durante os testes feitos pelo Tecmundo, foi fácil perceber o sucesso que o equipamento faz.

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Fomos parados diversas vezes na rua com o questionamento “isso é uma câmera de verdade?”. A Belair X 6-12 é tão bonita que parece um objeto de decoração – e, na verdade, ela também pode decorar sua casa. Com o visual do equipamento, não vale a pena guardá-la em nenhum lugar. Ela vale destaque em qualquer estante.

Imagens de tirar o fôlego – em 120 e 35 mm

AmpliarDupla exposição feita com a Belair (Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

O equipamento de médio formato permite criar imagens com uma profundidade de campo rasa em uma visão ampliada, com imagens panorâmicas. Embora a câmera trabalhe com filme 120 mm, é possível adaptar um back para fazer imagens enormes com filmes 35 mm, e isso faz da Belair X 6-12 uma câmera totalmente versátil.

AmpliarClique feito com a Belair (Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Se optar pelo filme 120 mm, você ainda pode usar máscaras de 6x9, 6x6 e, principalmente, a 6x12, permitindo também a criação de imagens panorâmicas, que são o grande destaque do equipamento. Com lentes de plástico bastante “claras”, a Belair X 6-12 permite fazer imagens com grande nitidez e profundidade de campo inéditas no médio formato.

Lentes intercambiáveis e comandos simplificados

Ao comprar a Belair X 6-12, você recebe também uma lente adicional, além da 90 mm padrão. Com a grande angular de 58 mm, você pode fazer imagens que valorizam ainda mais o ambiente fotografado. As lentes permitem que você controle também o foco em predefinições “infinito”, 3 m, 1,5 m e 1 m.

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Os comandos da Belair X 6-12 são extremamente simples: ajuste o ISO do filme e pronto! Ela conta com um fotômetro que segue os moldes da Olimpus Trip 35, que regula a velocidade e impede que você faça cliques “errados”. É possível configurar filmes de ISO entre 50 e 1.600.

Você pode definir se está fotografando em um dia nublado ou ensolarado. Mas, para quem não quer ficar preso nas configurações, ela conta com um modo B, que é o responsável por divertidas imagens em longa exposição – até 125 segundos.

Materiais resistentes

Ao contrário das câmeras de fole “originais”, a Belair X 6-12 não traz um fole de couro. Sua “sanfona” é feita de borracha, o que garante uma durabilidade muito maior do equipamento. Além disso, a câmera é robusta e não traz qualquer acabamento delicado que possa se quebrar ou ter um grande desgaste ao longo do tempo.

Reprovado

Tamanho

Tudo na vida tem um lado ruim, e o visual retrô da Belair X 6-12 tem um aspecto que desagrada bastante: ela é enorme. O equipamento está longe de ser uma câmera portátil e isso pode ser um problema na hora de fotografar.

A pequena Diana Mini, a grande Canonet QL 25 e a gigante Belair (Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Embora o público disposto a comprar o produto possivelmente não se importe com as dimensões ampliadas, ela não chega a ser muito prática de usar. É claro que, para uma câmera analógica de fole de médio formato, não é possível esperar portabilidade, mas alguns elementos na Belair X 6-12 chegam a ser desconfortáveis de usar.

Ao mesmo tempo, o fole permite que o equipamento “encolha”, o que é uma grande vantagem. Embora a câmera seja grande, ela fica extremamente fina ao ser dobrada, o que faz com que ela seja muito mais prática na hora de ser guardada na bolsa ou mochila.

Posicionamento de comandos

O maior problema da câmera está em seu botão de disparo, que fica próximo à lente. Algo que não incomoda em câmeras da linha Diana, por exemplo, acaba atrapalhando bastante na Belair. A “sanfona” que se abre faz com que o botão fique muito longe das mãos, o que exige um posicionamento totalmente diferente na hora de fazer os cliques.

Para imagens comuns, tudo geralmente vai bem. O maior problema acontece na hora de fazer fotos em longa exposição: é inevitável tremer, mesmo apoiando a câmera em algum lugar. Nos testes que fizemos, diversas imagens saíram tremidas, mesmo sem utilizar o modo B.

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Mais um problema encontrado na Belair X 6-12 foi o posicionamento dos comandos de ISO. Embora você só precise mudar isso ao incluir um novo filme ou ao fazer imagens em longa exposição, o pequeno botão não é nada simples de ser utilizado.

Ele fica na parte traseira do painel “ejetado” com o fole. Assim, o próprio corpo da câmera atrapalha na hora de fazer o ajuste. Como o botão é realmente minúsculo, uma tarefa que seria simples acaba se tornando um desafio.

Outro problema é que, devido ao posicionamento do botão, é difícil visualizar qual é a configuração escolhida. Não existe um indicador preciso: conforme o ângulo que você olhar, pode achar que marcou o ISO errado.

Vale a pena?

AmpliarRedscale na Belair: sem decepcionar (Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Se você é um entusiasta do médio formato ou adora câmeras com um estilo totalmente retrô, a Belair X 6-12 é a câmera perfeita para você. Ela tem um visual incrível, que chama muito a atenção e que, de quebra, pode decorar qualquer cômodo da sua casa.

Ao mesmo tempo, o equipamento entrega ótimos resultados, garantindo imagens nítidas e com um ótimo contraste. Agora, alguns problemas na Belair X 6-12 podem frustrar você — e a facilidade de borrar uma foto é uma delas.

De uma maneira geral, embora seu preço fique muito acima dos valores de outras câmeras da marca, ela traz componentes o bastante (incluindo duas lentes, visores e máscaras) para fazer valer o investimento.

*A Belair X 6-12 foi cedida pela Lomography para os testes

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.