Google lança vídeo mostrando como são as antenas do projeto Loon

Imagem de: Google lança vídeo mostrando como são as antenas do projeto Loon

Atendendo aos pedidos de pessoas do mundo todo, a Google postou um vídeo no YouTube mostrando como devem funcionar as antenas receptoras de sinal que serão utilizadas futuramente na implantação do projeto Loon.

Caso você ainda não conheça mais essa ideia mirabolante da gigante de Mountain View, o projeto Loon quer distribuir conexão de internet sem fio por meio de balões de ar quente que flutuarão a 20 km do solo.

Enquanto os balões enviariam os sinais, essas antenas redondinhas seriam as responsáveis por receber e interpretar tais ondas de internet. O seu funcionamento, contudo, seria um pouco diferente das antenas tradicionais.

A explicação é relativamente simples: as antenas “normais” recebem os sinais de satélites que estão, de certa forma, fixos à órbita da Terra (em posições geoestacionárias). Assim, basta apontar a antena para a direção correta e começar a receber o sinal.

Como o projeto Loon trabalhará com balões que se movem pelo planeta, as antenas precisam estar preparadas para receber o sinal de qualquer direção. Assim, a sua estrutura conta com dois receptores e um refletor que permitem à antena “olhar” para todos os lados. Confira o vídeo para entender melhor como esse protótipo deve funcionar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.