Google: 450 milhões de buscas inéditas são feitas diariamente pelo buscador

Imagem de: Google: 450 milhões de buscas inéditas são feitas diariamente pelo buscador

Em 2012, mais de 600 atualizações foram feitas nos algoritmos. (Fonte da imagem: Reprodução/HomeDesigning)

Durante evento realizado nessa quarta-feira (25) em São Paulo, a Google divulgou resultados no mínimo curiosos: por dia, mais de 3 bilhões de buscas são feitas no tal motor de pesquisas; 15% delas (ou cerca de 450 milhões) consistem em combinações entre palavras inéditas. Exatamente: quase meio bilhão de buscas nunca realizadas antes são emplacadas diariamente por usuários dos serviços da Google.

Em apenas um dia, 20 bilhões de sites são rastreados pela gigante das buscas – o que resulta, de acordo com Scott Huffman, vice-presidente de engenharia do Google, em mais de “100 petabytes de informação armazenados”. Para se ter uma ideia do quão larga é a dimensão desses dados, Huffman usou a seguinte explicação: imagine um filme em DVD com a duração de 4 mil anos – pois é aproximadamente esse o “peso” que a centena de petabytes representa.

100% das buscas feitas são processadas em terras brasileiras. (Fonte da imagem: Reprodução/Ioeti)

Mas e como processar esse fluxo gigantesco de informações? Para que as diferentes formas de se buscar um assunto sejam todas decodificadas, algoritmos são constantemente alterados ou criados – em 2012, por exemplo, as configurações desses códigos foram atualizadas mais de 600 vezes. Hoje, a popular ferramenta de buscas lista em seus registros 60 trilhões de sites; “apenas” 26 milhões de endereços eram exibidos em 1998, data de criação do Google.

Suor brasileiro

Um dos principais centros de engenharia do Google está localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Lá, serviços de ranqueamento são executados. Adquirida pela Google em 2005, a sede brasileira já recebeu US$ 150 milhões em investimentos. E, também conforme informado pela Google, 100% das pesquisas feitas no mundo todo são processadas, de alguma forma, pelo time mineiro. “Nosso objetivo é transformar a forma de utilizar a busca. Ele deve ser um assistente inteligente capaz de ajudar as pessoas todos os dias”, pontuou, por fim, Huffman.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.