Valve anuncia as Steam Machines, os "consoles" dedicados ao SteamOS

Imagem de: Valve anuncia as Steam Machines, os "consoles" dedicados ao SteamOS

(Fonte da imagem: Divulgação/Valve)
Depois de surpreender o mundo com o anúncio do SteamOS, a Valve finalmente revelou qual era o segundo segredo que ela escondia. E apesar de todos esperarem ver o tão comentado Steam Box, a verdade foi um pouco diferente — mas só um pouco.

Segundo a empresa, não se trata de um único console, mas de vários. A ideia é que, a partir de 2014, empresas parceiras possam produzir máquinas dedicadas ao SteamOS. Em tese, isso significa que teremos várias configurações e modelos disponíveis no mercado ao longo do próximo ano dedicados ao novo sistema operacional.

E como não poderia deixar de ser, entre as várias fabricantes que estão trabalhando nas chamadas Steam Machines, a Valve anunciou que também está desenvolvendo seu próprio protótipo — o verdadeiro Steam Box, embora ela não tenha usado este nome.

O curioso é que ela vai disponibilizar modelos de teste para que alguns sortudos possam participar do período de Beta do novo sistema. Ao todo, serão distribuidas 300 peças em todo o mundo para que as pessoas conheçam o sistema e possam sugerir maneiras de melhorá-lo até seu lançamento oficial.


De acordo com a Valve, o modelo fabricado por ela vai ser totalmente focado na liberdade de personalizar o hardware, ou seja, é você quem define o quão potente seu console será. Já as versões fabricadas por parceiros podem, segundo a empresa, se dedicar a outras características, como preço, tamanho, desempenho e outros fatores.

Além disso, a companhia ainda afirmou que qualquer pessoa poderá desenvolver um “console” capaz de rodar o SteamOS e que não haverá restrições quanto a modificações feitas nas Steam Machines.

Como participar da Beta?

Ficou curioso para conferir o que as Steam Machines têm a oferecer, saiba que não se trata de uma tarefa fácil. Como citado anteriormente, a Valve vai disponibilizar apenas 300 unidades de seu protótipo e, para conseguir um deles, é preciso entrar em uma pequena “missão”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Valve)

Segundo a companhia, até o dia 25 de outubro, os interessados terão de participar da chamada Eligibility Quest para participar da Beta e, para isso, terão de cumprir alguns requisitos básicos. São eles:

Participar do grupo comunitário Steam Universe, que pode ser acessado aqui;

  • Aceitar os termos de uso apresentados no site oficial;
  • Ter mais de dez amigos em sua conta;
  • Criar um perfil público no Steam Community;
  • Jogar um game usando um gamepad no modo Big Picture.

Quem realizar todas essas etapas receberá uma badge especial em sua conta e poderá ser solucionado como um dos sortudos que vai receber o protótipo do Steam Box. Então, corra fazer e garanta sua vaga!

O fim dos PCs?

Apesar de a Valve estar flertando com os consoles, isso não significa o fim dos PCs como sua principal plataforma de jogo. Na verdade, as Steam Machines serão, na prática, pequenos computadores dedicados ao sistema operacional da companhia. Tanto que a empresa garantiu que quem já usa o Steam e não pretende mudar seu modo de jogo não precisa se preocupar, pois nada irá mudar em termos de funcionalidade e hardware.

Via BJ.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.