Ciência Maluca: aparelho tentará converter ruídos em energia

Imagem de: Ciência Maluca: aparelho tentará converter ruídos em energia

Se você mora em uma grande cidade, com certeza já deve ter se acostumado com o barulho do trânsito. Carros que passam durante todo o dia, além de outros sons que volta e meio irritam nossos ouvidos, como obras, buzinas e sirenes.

Nem mesmo dentro de sua casa você possui a tranquilidade desejada. Em época de Copa do Mundo, as vuvuzelas estão em alta e é praticamente impossível assistir a algum jogo sem ouvir aquele zumbido sem fim das cornetas.

Porém, mais do que tirar você do sério, esses barulhos podem ser uma alternativa para a geração de energia. Ao menos é isso que é proposto com a unidade Sonea (sigla em inglês para “Sistema de absorção de energia sônica"), um pequeno dispositivo que promete transformar sons em força para movimentar máquinas.

Barulheira sustentável

Sonea

Apesar de ainda ser apenas um conceito, o aparelho chama a atenção por sua praticidade. A pequena máquina capta os sons à sua volta e converte-os em energia, sendo assim, uma ótima alternativa de autossustentabilidade.

A proposta do Sonea sugere que o dispositivo seja instalado em ambientes de muito barulho. No caso de construções, por exemplo, o som produzido pelas máquinas seria utilizado para gerar energia para alimentá-las, formando um ciclo de produção autossuficiente.

Utilização em conjunto

No projeto apresentado, o equipamento seria capaz de converter 1 decibel em 30 watts de energia. Apesar de parecer pouca coisa, na prática o resultado é outro: o som produzido pela decolagem de um avião seria capaz de produzir cerca de 240 mil watts – o suficiente para iluminar 4 mil lâmpadas comuns. Já uma vuvuzela geraria cerca de 3,4 KW.

Como funciona

Como funciona?

O funcionamento do Sonea é bastante simples e parte do princípio físico da transformação da energia. Para fazer essa conversão, ele capta o som por meio de um painel superior e, com a ajuda de um transdutor, armazena-o na forma de eletricidade em cabos de conexão múltipla ou individual.

Pode ser utilizado em conjunto

Dessa forma, é possível adicionar vários aparelhos desses em um conjunto para tornar a captação ainda mais eficiente e produtiva. Com vários Soneas trabalhando coletivamente, o resultado é um maior aproveitamento de energia sonora, fazendo com que o barulho que tanto detestamos se torne em uma agradável luz. Ou em mais barulho.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.