37% das cidades brasileiras só tem uma operadora de celular

Imagem de: 37% das cidades brasileiras só tem uma operadora de celular

(Fonte da imagem: Reprodução/G1)

Se você não está satisfeito com os serviços da sua operadora de telefonia móvel, seja em sinal do smartphone ou na internet 3G oferecida, agradeça por ao menos ter a chance de trocar de empresa. Em 37% das cidades brasileiras, isso não é possível: apenas uma entre as companhias existentes no Brasil presta serviços nesses locais.

O levantamento, realizado pelo G1 a partir de uma base de dados da Anatel, mostra que o Piauí é o estado em que acontece o maior "monopólio acidental": 79% das cidades possuem uma só operadora. Outras localidades com alto índice foram Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Minas Gerais, Acre, Pará, amazonas, Bahia, Paraíba, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins e Maranhão.

O relatório fica ainda pior. Em 50,93% dos municípios, são duas as operadoras que disputam os consumidores. O problema estaria na falta de vontade das companhias de investirem em antenas e outros equipamentos no interior. Ao todo, 2.276 cidades em todo o Brasil são cobertas por quatro ou mais companhias.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.