AMD Radeon R9 290X com 4 GB GDDR5 supera GeForce Titan em benchmarks

Imagem de: AMD Radeon R9 290X com 4 GB GDDR5 supera GeForce Titan em benchmarks

(Fonte da imagem: DGs Nerdy Story)

Ao que parece, a poderosa GeForce GTX Titan, da NVIDIA, ganhou uma concorrente de peso. Rumores e vazamentos apontam o lançamento da AMD Radeon R9 290X, uma placa de vídeo que conseguiu superar sua rival, tornando-se a mais rápida em termos de desempenho de jogos.

Pelo menos é o que dizem os supostos testes de benchmarks publicados por um site coreano. A Radeon R9 290X bateu a GeForce GTX Titan e a GTX 780 em games como Aliens vs Predador 3, BattleField 3, Company of Heroes 2, Tomb Raider e Crysis 3.

De acordo com as fotos que vazaram, a GPU AMD Hawaii teria uma interface de memória 512 bits e 4 GB GDDR5, graças aos 16 módulos de memória de 256 MB, que totalizam o valor. Entretanto, o valor  da interface pode ser de 256 bits.

Além disso, ela seria equipada com algo entre 2560 e 2816 Stream Processors. O número ainda não foi confirmado e pode apontar uma variação entre modelos com mais e menos desempenho. A AMD Radeon R9 290X deverá ser vendida por quase 600 dólares nos Estados Unidos, ou seja, US$ 400 a menos que a GeForce GTX Titan, da NVIDIA.

Lançamento programado

O anúncio oficial da nova série de placas de vídeo da AMD acontecerá nesta quarta-feira (25), conforme anunciado pela própria companhia. O convite publicado afirma que a AMD é uma companhia com foco em jogos e promete um produto capaz de atender altas resoluções e múltiplas telas com desempenho de ponta.

(Fonte da imagem: AMD)

Além disso, Johan Andersson, diretor técnico do time de Battlefield na DICE, já publicou imagens da placa em seu Twitter, afirmando que é uma prévia do que está por vir. Enquanto o dia não chega, confira abaixo uma lista com as supostas especificações da AMD R9 290X e a galeria com todas as imagens deste monstro dos gráficos.

AMD Radeon R9 290X

  • GPU: Hawaii XT
  • Processo de fabricação: 28nm
  • Memória: 4 GB GDDR5
  • Interface de memória: 512-bit
  • Conectores de energia: 6+8 pinos
  • Conectores de vídeo: DVI-I, DVI-D, HDMI, DisplayPort
  • Preço sugerido: US$ 600
  • Previsão de lançamento: outubro de 2013

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.