Morre aos 85 Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo

Imagem de: Morre aos 85 Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Hiroshi Yamauchi, o homem responsável por transformar a Nintendo em uma gigante dos video games, faleceu aos 85 anos de idade. Um representante da companhia falou ao BBC News que a empresa está de luto pela “perda o ex-presidente, que tristemente nos deixou nesta manhã”.

Quando Yamauchi se tornou o dirigente da Nintendo em 1949, a companhia era apenas uma pequena fabricante de cartas ao estilo tradicional japonês, conhecido como Hanafuda. Em 1963, ele renomeou a empresa de Nintendo Playing Card para o seu nome atual e diversificou intensamente as atividades do negócio.

Nos anos seguintes, a corporação trabalhou como um serviço de taxi, uma rede de TV e até mesmo uma franquia de motéis antes de entrar no mercado de brinquedos, em 1966. O primeiro produto lançado foi a Ultra Hand, um braço extensivo que podia pegar objetos que estivessem distantes, desenvolvido por Gunpei Yokoi, o criador do Game & Watch.

Dominando o mundo

Com o sucesso estabelecido da série Game & Watch e a vinda de funcionários como Shigeru Miyamoto (pais dos maiores jogos da Nintendo), Yamauchi supervisionou a criação do Famicom, o primeiro console doméstico da empresa. Mundialmente lançado com o nome de Nintendo Entertainment System, o NES pode ser considerável como o catalizador responsável pelo renascimento da indústria dos video games.

Yamauchi continuou como presidente da companhia durante seus anos dourados, período no qual também foram lançados o Game Boy, o Super Nintendo, o N64 e, finalmente, o GameCube. Após o lançamento do console de baixa popularidade, a presidência da empresa passou para o atual dirigente, Satoru Iwata, em 2002. Ainda assim, na data de sua morte, Horoshi Yamaushi ainda era um dos maiores acionistas da Nintendo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.