Morre Ray Dolby, fundador do Dolby Laboratories

Imagem de: Morre Ray Dolby, fundador do Dolby Laboratories

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Caso você tenha um video game, home theater ou vai muito ao cinema, certamente conhece a tecnologia de som Dolby. Se você acha o som de um filme, série ou jogo impressionante, provavelmente deveria agradecer a Ray Dolby, fundador do Dolby Laboratories e que faleceu no dia de hoje.

Ray Dolby nasceu no Oregon, em 1933, se formando em engenharia na Universidade de Stanford, em 1957, e conseguindo um PhD em física, em 1961, pela Universidade de Cambridge. Em 1964, ele fundou o hoje lendário Dolby Labs.

No início da empresa, o trabalho dos seus funcionários era o de reduzir os chiados do áudio gravado em fitas magnéticas. A tecnologia fez sucesso e, na década de 70, o Dolby Labs criou um sistema de múltiplos canais de áudio chamado Dolby Stereo. Com ele, a marca “Dolby” se tornou sinônimo de som impressionante no cinema. Na década de 80, a empresa lançou a versão doméstica da tecnologia, hoje conhecida como Dolby Surround.

Recentemente, a empresa de Ray Dolby criou uma série de codecs digitais de áudio, utilizados em Blu-rays e serviços de streaming pela internet, como o Netflix.

O alcance dos serviços iniciados por Ray Dolby é enorme, se tornando um legado que ele deixou a todos. Ray Dolby tinha 80 anos de idade e faleceu na cidade de São Francisco.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.