HDs de 5 TB serão realidade em 2014 graças a "empilhamento de dados"

Imagem de: HDs de 5 TB serão realidade em 2014 graças a "empilhamento de dados"

Acha que um HD de 1 TB já é um exagero para guardar dados? A Seagate está prestes a aumentar ainda mais essa capacidade e lançar, até 2014, discos rígidos com capacidade de 1,25 TB até 5 TB – e a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.

O melhor de tudo? Essa evolução não acontece por mudanças radicais na fabricação dessas unidades ou no aumento do tamanho desses componentes, mas no processo de gravação – ou seja, é possível armazenar mais dados de forma mais eficiente no disco.

O processo é chamado de Shingled Magnetic Recorder (SMR). Em vez do método convencional, em que dados são gravados em faixas minúsculas e espaçadas entre si no disco rígido, aqui tudo é armazenado em pilhas, como se fossem fileiras de telhas na cobertura de uma casa.

Isso faz com que mais dados sejam acomodados no mesmo espaço, sem comprometer a eficácia da leitura posterior dos dados e sem precisar aumentar o tamanho do HD em si. A ideia é que os 20 TB sejam facilmente atingidos com a atual tecnologia, embora muitos testes ainda sejam necessários para que o disco tenha tanta capacidade sem comprometer o processo magnético de leitura e escrita.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.