5 aplicativos que deduzem o que você quer

Imagem de: 5 aplicativos que deduzem o que você quer

Aplicações que sabem o que você quer (Fonte da imagem: iStock)

Há alguns, anos os programas para os celulares esperavam até que fossem consultados para fornecer respostas aos seus operadores. Atualmente, entretanto, uma nova linha de aplicativos vem ganhando destaque. São programas que usam como base o aprendizado de máquina (do inglês machine learning) para oferecer respostas mesmo que as perguntas não tenham sido realizadas.

Eles são capazes de indicar quanto tempo você vai levar para chegar ao trabalho, preparar com antecedência um roteiro para determinado local ou até mesmo avisá-lo de que é preciso comprar leite no momento em que você chegar ao supermercado. O mais interessante é que tais dados podem ser obtidos automaticamente.

Como isso é feito?

Para realizar o “truque”, as aplicações utilizam a tecnologia preditiva, que, basicamente, é a capacidade que esses produtos têm de descobrir padrões e analisar dados tendo como base um comportamento anterior. Assim, o software pesquisa a sua agenda, consulta o seu calendário, observa os dados de buscas realizados no navegador, observa a sua localização e extrai informações.

Posteriormente, ele filtra os dados obtidos e faz uma verificação deles para ser capaz de transmitir informações que possam ser relevantes, como a estimativa de quanto tempo você vai levar para chegar ao trabalho. Isso apenas levando em conta os seus dados de localização e a análise de como está o trânsito naquela manhã.

Informações com um passo à frente (Fonte da imagem: iStock)

A tecnologia preditiva já está em uso há alguns anos em vários segmentos do mercado. Um bom exemplo são as sugestões de produtos exibidas quando você visita um item em determinados sites. A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) também emprega tal tecnologia para identificar possíveis ameaças e ataques terroristas.

Porém, agora ela está mais presente a cada dia também no nosso cotidiano, por meio de uma série de aplicações. Abaixo, listamos alguns exemplos de apps que utilizam tal tecnologia para facilitar a vida das pessoas.

1. Google Now

O Google Now provavelmente é a aplicação de “assistente pessoal” mais conhecida atualmente. O programa é implementado como parte da aplicação de busca da companhia, o Google Search, e está disponível para o Android e para o iPhone. O aplicativo traz uma série de “cartões” utilizados para exibir informações relevantes para quem o estiver utilizando.

Os dados variam desde o cálculo do roteiro para um restaurante que você consultou, informações sobre uma banda ou uma música (bem como a letra dela), informações sobre o trânsito antes da hora que você costuma sair de casa, entre outras. O programa também fornece a previsão do tempo e os resultados dos jogos do seu time favorito.

Para realizar a ação, o Google Now reconhece ações repetidas pelo dono do smartphone (como verificar lugares comumente frequentados, ver eventos registrados no calendário, observar dados de busca etc.). Além disso, o aplicativo também funciona com observações diretamente oferecidas pelas pessoas, como a informação dos seus times favoritos para indicar quando há jogo deles.

O famoso Google Now (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Então, tudo é analisado pela aplicação, cruzando e filtrando dados que ofereçam informações relevantes. Adicionalmente, com o objetivo de expandir ainda mais a função do assistente, a Google também realizou uma série de parcerias com companhias aéreas, hotéis, restaurantes, produtoras de eventos, agências de viagem, entre outras para tornar outros dados possíveis.

Assim, a aplicação pode realizar tarefas como lembrá-lo de uma reserva em determinado estabelecimento ou trazer a previsão climática do local para o qual você vai viajar. Infelizmente, por enquanto algumas dessas opções ainda não estão disponíveis para o público brasileiro por se tratarem de acordos com empresas estrangeiras.

2. Cue

O Cue também é um aplicativo que foi desenvolvido para funcionar como um assistente pessoal, porém ele é mais voltado para conectar as suas contas em vários serviços e os dados existentes em cada uma delas. O objetivo principal do programa é que a pessoa não precise ficar acessando tais serviços separadamente para obter informações.

O aplicativo processa dados contidos em emails, calendário, contatos e arquivos e é capaz de efetuar tarefas como montar uma agenda diária e organizar contatos (inclusive removendo duplicados). Porém, a análise não fica apenas no conteúdo do smartphone, envolvendo todas as contas conectadas ao serviço.

Conheça o Cue (Fonte da imagem: Divulgação/Cue)

Assim, são levadas em conta publicações feitas no Facebook, documentos existentes no seu Dropbox, contatos do Gmail, entre outros. Uma das funções que também chamam a atenção no Cue é o “Running late?”, que serve para enviar uma mensagem de texto para a pessoa que o estiver esperando para um evento no qual você vai chegar atrasado.

Como algumas funções interessantes, o programa também exibe as atualizações dos seus contatos, notifica sobre voos e reservas em restaurantes e realiza cancelamentos delas. O programa está disponível para o iOS e também conta com uma interface online. Ele possui algumas limitações para o uso gratuito.

3. Osito

O Osito também traz um sistema que ajuda a facilitar a vida das pessoas tendo como base informações de lugar, e-mails, calendários e outros dados da rotina diária. Como na maioria dos outros programas, os dados são coletados, analisados e, como resultado, informações relevantes são oferecidas a quem estiver utilizando o aplicativo.

Porém, além de oferecer previsões, o programa acrescenta funções úteis relacionadas a elas. Ao enviar uma notificação de voo, ele também inclui uma função para chamar um táxi, por exemplo. Adicionalmente, dados sobre o trânsito e a previsão do tempo no local em que você está fazem parte das informações transmitidas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Osito)

O app também é capaz de avisá-lo sobre o horário para não chegar tarde a um evento agendado, bem como calcular roteiros alternativos para uma localização. Até o momento, o programa está disponível apenas para dispositivos com iOS.

4. Tempo Smart Calendar

Tempo Smart Calendar é um aplicativo que traz para o seu iPhone uma alternativa de calendário inteligente, que funciona em conjunto com o Siri. O programa permite cadastrar e gerenciar compromissos, possibilitando que sejam configurados alarmes sonoros com a finalidade de evitar que você se esqueça de qualquer evento.

Um calendário inteligente (Fonte da imagem: Divulgação/Tempo AI)

Ele também faz a coleta e a análise dos dados inseridos no aparelho para as suas tarefas e monta uma pequena base de dados com as informações obtidas. Entre as funções oferecidas no dispositivo, ele disponibiliza emails referentes a uma reunião, encontra a sua localização exata, mesmo sem um endereço e abre documentos referentes a algo que você esteja visualizando.

Além disso, ele também disponibiliza informações de tráfego, tempo estimado para chegar a algum lugar e dados de estacionamentos. Outras funções interessantes também incluem a busca de perfis de candidatos no LinkedIn, o envio de felicitações para os seus contatos que fazem aniversário no Facebook e uma opção para avisar que você vai chegar atrasado a algum evento.

5. Evernote

O Evernote é um assistente pessoal que também emprega tecnologia preditiva no seu sistema de busca, por isso, mesmo que ele seja limitado em relação aos outros apps citados, resolvemos fazer uma nota sobre ele na lista. A ideia do Evernote é interessante: funcionar como um bloco de notas moderno, no qual é possível registrar arquivos de texto, sites, fotografias e qualquer arquivo anexo.

Você pode escrever, adicionar anexos, fotografias e mensagens de voz, e há também uma função exclusiva para fotos, em “Snapshot”. O conteúdo aparece disponível em todas as plataformas, sendo atualizado cada vez que você acessar o Evernote. No momento em que você começa a digitar algo na busca do programa, ele já carrega uma lista de entradas existentes que estejam relacionadas ao que você está procurando.

O famoso Evernote (Fonte da imagem: Divulgação/Evernote)

Se até o momento ele serve somente como um assistente para organizar os seus documentos, listas de desejos e dados pessoais, talvez futuramente o projeto seja ampliado para algo maior, como os exemplos citados. O Evernote está disponível para diversas plataformas, incluindo Windows, Mac, Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry.

Mais aplicativos virão

Esta é uma área que ainda está em expansão, pois por mais que pareça algo simples, não é fácil montar uma aplicação que utilize tecnologia preditiva. Algumas novidades devem aparecer em breve no mercado, como o MindMeld e o ReQall, que ainda estão em fase Beta. Há também a expectativa de o Donna, um assistente para o iOS passar a ser oferecido para lugares fora dos Estados Unidos no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.