Primeiras impressões: conheça o tablet brasileiro Braox Arys 10 [vídeo]

Imagem de: Primeiras impressões: conheça o tablet brasileiro Braox Arys 10 [vídeo]

O mercado de tablets ainda é recente, mas certamente já se tornou uma das categorias mais competitivas para as fabricantes. Entre os modelos de 7 polegadas, por exemplo, basta fazer uma rápida pesquisa para encontrar pelo menos 30 aparelhos de marcas diferentes disponíveis para o consumidor brasileiro.

Já entre os modelos com tela de 10 polegadas, a disputa é menor e há menos opções de compra. Aproveitar essa brecha no mercado é justamente a proposta da empresa brasileira Braox, que está lançando o tablet Braox Arys 10. O modelo, que é montado na cidade de Caçador, no interior de Santa Catarina, é o que vamos conhecer agora.

Tablet Braox Arys 10: especificações

  • Sistema operacional: Android 4.2
  • Tela: 10 polegadas
  • Resolução: 1280x752 pixels
  • Densidade de pixels: 160 ppi
  • Processador: quad-core 1,6 GHz
  • RAM: 1 GB
  • Armazenamento: 16 GB
  • Câmera traseira: 1,9 megapixel
  • Câmera frontal: 1,9 megapixel
  • Peso: 651 gramas

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Conheça o concorrente brasileiro

A Braox é uma empresa catarinense que tem como foco a fabricação e a montagem de diversos produtos, entre eles notebooks, desktops e estações de trabalho voltadas para o ambiente acadêmico. A companhia já conta com um modelo de 7 polegadas, mas é no produto com tela maior que reside a sua aposta para alcançar o consumidor final.

O tablet Braox Arys ainda não está disponível nas lojas e a empresa não confirma qual será o preço dele no lançamento. Entretanto, recebemos da fabricante um dos primeiros modelos da versão de 10 polegadas, e estas são as nossas primeiras impressões sobre ele.

A proposta do Braox Arys não é a de ser um produto top de linha no mercado, mas sim apresentar um aparelho competente, potente, com um custo mais acessível, capaz de permitir que o consumidor tenha acesso aos principais recursos do sistema operacional Android.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A resolução de tela é de 1280x752 pixels, o que resulta em uma densidade de pixels de 160 dpi. O processador, segundo as especificações obtidas com o app de benchmark AnTuTu, é um quad-core de 1,6 GHz, com 1 GB de RAM. O espaço de armazenamento é de 16 GB.

Tanto a câmera frontal quanto a câmera traseira têm a mesma resolução: 1,9 megapixel. O visual não é nada inovador, mas essa não é a sua proposta. Contudo, um detalhe curioso é a localização das câmeras, que ficam no meio da lateral do tablet. O aparelho também não é tão pesado: são 651 gramas.

Desempenho

Em nossos testes preliminares, o Braox Arys teve um desempenho apenas razoável. As tarefas mais simples possíveis de serem executadas com o Android, como o acesso às redes sociais, email e navegação na internet, são realizadas sem maiores problemas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Há um certo engasgo em alguns momentos durante a transição de telas, mas sem comprometimento no desempenho dos apps. Games como Temple Run 2, por exemplo, rodam com naturalidade. Já em outros títulos que requerem um pouco mais de recursos gráficos, como Real Racing 3, a situação é menos animadora.

Como iniciativa de um produto montado no Brasil, vale a pena ficar de olho no aparelho da Braox. Se ele chegar ao mercado por um preço competitivo, certamente terá condições de se tornar uma opção a mais para os consumidores em uma categoria em que há um número mais restrito de tablets disponíveis.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.