Como criar GIFs animados e com efeitos

Imagem de: Como criar GIFs animados e com efeitos

Algumas pessoas estão temerosas que eles possam ser incorporados ao Facebook, mas, no fim das contas, todo mundo adora GIFs animados. Eles podem ser usados no Tumblr, em blogs, como assinatura em fóruns e até mesmo no Orkut, caso você seja uma pessoa levemente retrô. E depois que o próprio criador do formato ensinou ao mundo a maneira correta de pronunciar o nome “GIF”, estamos todos prontos para utilizá-lo de maneira mais sábia e criar nossas próprias imagens animadas.

Uma das formas mais práticas de gerar uma pequena animação é utilizando o Instagiffer, um utilitário completamente gratuito disponível para as mais recentes versões do sistema operacional Windows. Além de ser bem fácil de usar, o programa se destaca dos demais por criar arquivos que combinam leveza com alta qualidade de imagem.

O mais interessante no software é sua vasta coleção de efeitos especiais que podem ser utilizados para incrementar suas criações. Além de fazer modificações na coloração da imagem, é possível adicionar diversos tipos de textos e até mesmo inserir alguns filtros bem divertidos. Confira!

Criando seu próprio GIF

O primeiro passo de nosso tutorial é, obviamente, instalar o Instagiffer no seu computador. O programa é compatível com qualquer versão do Windows superior a XP e pesa apenas 17,9 MB. Clique no botão abaixo para iniciar o download do instalador (arquivo EXE).

Baixar Instagiffer

A interface do Instagiffer é bem simples. Primeiramente, você deve usar o campo “File or Youtube URL” para abrir a fonte de seu GIF – um arquivo de vídeo ou um clipe já hospedado no famoso serviço YouTube. Você também pode clicar no botão “Capture Screen” para gravar a ação que ocorre no seu desktop (útil para fazer minitutoriais). Com a “matéria-prima” de seu GIF carregada, basta realizar as configurações desejadas através das funções citadas abaixo:

  • Start Time: especifica o tempo de vídeo que marca o início da imagem animada;
  • Duration: informa a duração total do GIF;
  • Smoothness: altera a quantidade de fps (frames por segundo). O valor mais alto (12) cria um arquivo pesado e de maior qualidade, enquanto o valor mais baixo (1) cria um documento leve e de baixa qualidade;
  • Frame Size: aumenta ou diminui a resolução de cada frame;
  • Quality: altera a qualidade da imagem. Novamente, quanto maior este valor, mais pesado será o arquivo final;
  • Brightness: torna a animação mais clara ou mais escura;
  • Playback Rate: especifica a velocidade de replay da animação.

Ajustes finais

Depois de especificar tais informações básicas, você pode personalizar ainda mais o seu GIF adicionando efeitos e legendas diversas. Para isso, basta usar os recursos “Effects” e “Captions”. Brinque à vontade com as funções e escolha o filtro que mais se enquadra na sua necessidade: sépia, preto e branco etc. Quando terminar, basta clicar em “Create GIF!” para gerar o arquivo final.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.