Windows Phone: 18 apps que faltam para o sistema ganhar força

Imagem de: Windows Phone: 18 apps que faltam para o sistema ganhar força

O que falta para o Windows Phone (Fonte da imagem: iStock)

Não há como negar que houve muito esforço por parte da Microsoft para aperfeiçoar o seu sistema operacional para dispositivos móveis. Foram realizadas grandes parcerias com relação ao desenvolvimento de aplicativos, sendo que a empresa já conta com mais de 160 mil títulos disponíveis para o Windows Phone.

Além disso, os aparelhos com sistema operacional também vêm apresentando um hardware digno de nota. Entretanto, a despeito da quantidade de aplicações, ainda falta ao Windows Phone, o suporte de grandes desenvolvedores no que diz respeito a alguns nomes que são muito populares aos donos de smartphones.

Assim, é possível dizer que parte do potencial dos dispositivos é perdido pela falta de alguns itens "básicos" disponíveis para o Android e iOS. Dessa forma quem tem obtido sucesso na tarefa de preencher as necessidades deixadas nos clientes por tais aplicações não é a Microsoft, mas outros desenvolvedores.

Muitos têm oferecido aplicações não oficiais para disponibilizar uma forma de você utilizar tais serviços a partir do Windows Phone.

Aplicativos de terceiros

Seja para tentar algo novo ou para satisfazer familiares e amigos que sentiam a falta de determinadas aplicações no Windows Phone, alguns desenvolvedores vêm enfrentando os riscos de produzir apps não oficiais para o sistema. Alguns desses programas são realmente completos, sendo capazes de realizar a conexão aos serviços e realizar as funcionalidades disponibilizadas por eles.

Porém, criar esse tipo de aplicação não é tão simples quanto parece. Muitas delas podem simplesmente deixar de funcionar (ao menos por um tempo) quando uma atualização ocorre no serviço oficial por falta de suporte; outras podem acabar sendo retiradas do mercado, como aconteceu com o Swapchat.

Desenvovilmento de apps não oficiais pode ser uma alternativa (Fonte da imagem: iStock)

Para quem não o conhece, se tratava de uma versão do Snapchat para o Windows Phone. Atualmente, ele ainda opera para quem possuía o app, porém em regime de aplicação descontinuada. Além disso, muitos desenvolvedores precisam cobrar pelo trabalho ou adicionar material publicitário ao app, enquanto as versões disponíveis para outras plataformas muitas vezes são completamente gratuitas.

Ainda assim, mesmo com tais problemas, ainda há desenvolvedores apresentando soluções, mesmo que frágeis, para fazer com que quem utiliza o Windows Phone possa ser atendido. Mesmo a Microsoft lançou uma versão não oficial do YouTube que, apesar dos problemas enfrentados para mantê-lo no ar, continua disponível.

O que está faltando?

Mas afinal, quais são as aplicações cuja falta é sentida por várias pessoas que adotaram o Windows Phone como o seu sistema operacional móvel? Abaixo montamos uma lista com algumas delas para você conferir. Em alguns casos, quando houver um aplicativo não oficial para o programa citado, ele será indicado para que você conheça tal opção.

1. Instagram

O Instagram é um aplicativo que praticamente dispensa apresentações, voltado para compartilhar "momentos" com amigos e familiares. A rede social permite que você carregue tanto fotos quanto vídeos e possui uma série de filtros para você deixar o conteúdo mais incrementado antes de publicá-lo.

Acessando o Instagram do Android (Fonte da imagem: Divulgação Instagram)

Além disso, há como compartilhar o conteúdo do Instagram também nas suas contas do Facebook, Twitter e Tumblr. Por muito tempo o Instagram foi privilégio de quem possuía um iPhone, mas hoje também está disponível como uma aplicação para o Android, o que fez com que a sua popularidade subisse bastante.

Porém, embora haja rumores de que ele em breve também venha a estar disponível para quem possui um Windows Phone, até o presente momento não existe um app oficial para o sistema. Dessa forma, alguns desenvolvedores criaram aplicações para preencher o vazio deixado pela falta do Instagram.

Um desses programas que obtiveram grande sucesso foi o Instance, com mais de 300 mil downloads. O aplicativo permite enviar as suas fotos, comentar, seguir membros do Instagram e até mesmo curtir publicações. Ele também conta com a interação com o seu perfil e a visualização de imagens nas quais você foi marcado.

Abrindo o Instance (Fonte da imagem: Divulgação Instance)

Adicionalmente, ele conta com filtros que são atualizados regularmente sem a necessidade de atualizar a aplicação. Outro app que merece nota é o 6tag, também completamente funcional e com algumas opções extras.

2. Pinterest

O Pinterest é outra rede social de imagens que despertou rapidamente o interesse de muitas pessoas, porém a ideia aqui é buscar e compartilhar inspirações. Há fotografias sobre os mais variados temas publicadas pelos participantes da rede. É possível dizer com certa tranquilidade que dificilmente você não encontre algo do seu interesse no serviço.

Por meio do Pinterest é possível fazer publicações e curtir imagens publicadas por outros participantes. Da mesma forma, ele conta com sistema para seguir membros do serviço e conquistar seguidores. No entanto, assim como no caso do Instagram, ainda falta um aplicativo oficial do serviço para o Windows Phone, embora ele já conte com versões para o Android e para o iPhone.

Acessando o Pinterest (Fonte da imagem: Divulgação Pinterest)

Aqui, também houve o interesse de outros desenvolvedores em preencher a lacuna deixada por um aplicativo oficial para o Windows Phone. Entre os mais completos, que permitem realizar muitas das funções originais do serviço, podemos citar o Pinsation e o Scrapbook for Pinterest (previamente conhecido como Pinspiration).

3. Vine

Para quem ainda não conhece o Vine, ele é um serviço que permite criar vídeos curtos, com até cinco segundos, que são reproduzidos continuamente para compartilhar com os seus amigos e familiares. De certa maneira, é possível dizer que eles serviriam como GIFs de alta resolução que contam com efeitos sonoros.

O programa possui um sistema de seguidores, além de permitir que os participantes visualizem outras publicações. Adicionalmente, você pode compartilhar o conteúdo postado diretamente na sua conta do Twitter. Outro ponto que chama bastante a atenção é a facilidade para utilizar o serviço, fazendo com que ele seja uma boa opção mesmo para iniciantes.

Gravando vídeos com o Vine (Fonte da imagem: Divulgação Vine)

A aplicação foi lançada inicialmente para o iOS, alcançando sucesso rapidamente e, agora, também está disponível para o Android. No entanto, há um programa para o Windows Phone chamado 6sec que é capaz de servir como um cliente completo para o Vine para quem utiliza o sistema operacional para dispositivos móveis da Microsoft.

4. YouTube

O YouTube certamente não precisa de apresentações. Sendo um dos grandes serviços de compartilhamento de vídeo, é possível dizer que dificilmente alguém ainda não tenha tido algum contato com o site. Logo ao ver o título, você deve ter se perguntado, no entanto, o que o YouTube está fazendo nessa lista sendo que existe um app dele para o Windows Phone.

Porém, ao contrário do que é possível pensar em um primeiro momento, essa também é uma aplicação não oficial, criada pela Microsoft. Inclusive, essa não foi a primeira tentativa da Microsoft em disponibilizar um app nativo do YouTube para os seus consumidores, havendo um histórico entre ela e a Google com relação a esse assunto.

Embora as empresas precisem trabalhar juntas para agradar aos seus clientes, essa briga começou já há algum tempo. Na ocasião, a Microsoft alegou que a Google estava impedindo a companhia de oferecer um aplicativo do YouTube completamente funcional para quem utilizasse o Windows Phone e criou um app que redirecionava as pessoas para a versão móvel do serviço.

YouTube para Windows Phone (Fonte da imagem: Divulgação Microsoft)

Neste ano (2013), a Microsoft resolveu lançar um cliente completo do YouTube para o seu sistema operacional. No entanto, a empresa fez a engenharia reversa da API do YouTube, e além de não colocar material publicitário nos vídeos, ainda criou uma função permitindo que as pessoas fizessem download deles para a visualização offline.

Não é preciso dizer que a Google não ficou satisfeita com a história e solicitou que a empresa retirasse a aplicação da sua loja de software até 22 de maio deste ano. Em resposta, a Microsoft criou uma atualização na data limite que retirou a opção de download, mas não fez qualquer tipo de correção no que diz respeito ao material publicitário.

Mais tarde, ambas as empresas fizeram uma declaração pública que estariam lançando uma atualização para o app com os anúncios e o cumprimento de todos os termos de serviço solicitados. No entanto, segundo o The Verge, o que aconteceu é que a Google vem tentando forçar a Microsoft a criar um aplicativo do YouTube em HTML5, a despeito de haver aplicações nativas para o Android e para o iOS.

MetroTube (Fonte da imagem: Divulgação Metrotube)

A Microsoft teria, então, concordado em fazer alguns ajustes no app conforme solicitado, visto que a plataforma não suporta uma versão inteiramente em HTML5. Atualmente, o app do YouTube para o Windows Phone possui algumas limitações que a Google admitiu, inclusive, ser a responsável pelo bloqueio.

Outro aplicativo que, embora não seja oficial, é muito utilizado para acessar o YouTube por meio de um Windows Phone é o MetroTube. O app foi tirado por algum tempo da loja da Microsoft, mas já está de volta para quem busca uma opção nesse sentido.

5. Google Maps

O Google Maps é um serviço excelente para quem precisa buscar endereços e mapas. Através dele também é possível traçar rotas e visualizar cidades, além de as aplicações para Android e iOS contarem também com a possibilidade de você utilizar um navegador GPS. Seu caminho pode ser traçado para utilizar carros, ônibus ou até mesmo para quando você opta por ir a pé.

Mapas e roteiros com o Google Maps (Fonte da imagem: Divulgação Google)

Outro ponto interessante das aplicações está na possibilidade de visualizar as condições do trânsito da sua cidade (nos locais nos quais o serviço está disponibilizado pela Google). Até o presente momento não há um app oficial do Google Maps para o Windows Phone, possivelmente em função do histórico de desentendimentos das duas companhias.

Alguns clientes eficientes que você pode encontrar para o Google Maps no Windows Phone são o gMaps, GoogleMaps Client e Google Maps +.

6. Google Plus

A mais nova rede social da Google, contando com diversas funções que, como o Picasa, uma vez foram serviços separados. Atualmente, inclusive, muitos serviços da Google utilizam o login no Google+ para o acesso. A empresa disponibilizou um aplicativo oficial tanto para o Android quanto para o iOS, embora esta versão ainda conte com algumas restrições.

Google Plus (Fonte da imagem: Divulgação Google)

Por enquanto não houve um anúncio indicando que o Google Plus terá um app oficial para o Windows Phone e, infelizmente, nenhum dos clientes criados por terceiros é capaz de oferecer todas as funcionalidades da rede.

7. Dropbox

O Dropbox é um dos serviços mais simples e eficientes para o armazenamento e a sincronização de arquivos entre dispositivos diferentes. Com ele, é possível acessar documentos, fotos, vídeos e programas através de computadores e smartphones (com Android e iOS), mantendo todo o conteúdo sempre atualizado, independente da plataforma utilizada para o acesso.

Dropbox para Android (Fonte da imagem: Divulgação Dropbox)

Embora haja uma série de opções para armazenar arquivos nas nuvens, o serviço é considerado como um dos melhores, especialmente pela grande quantidade de ferramentas disponíveis. O Dropbox possui, atualmente, mais de 100 milhões de consumidores. Assim, é possível concluir que certamente ao menos parte dessas pessoas possui um Windows Phone e estão aguardando por uma versão desse app para o sistema.

Como ocorre com outras aplicações, já existem alternativas para o acesso ao programa, mas nenhuma delas é capaz de oferecer o uso de todas as opções do Dropbox. Porém, aparentemente o melhor cliente disponível é o BoxFiles for Dropbox.

8. Yahoo! Weather

O Yahoo! Weather (ou Yahoo! Tempo) é um aplicativo muito flexível e elegante para você receber previsões meteorológicas. Ele apresenta diferentes tipos de informações climáticas e possui suporte a inúmeras localidades. Um dos detalhes que mais agradam aos seus consumidores é o fato de ele apresentar planos de fundo relacionados ao clima.

Previsão do tempo com vários detalhes (Fonte da imagem: Divulgação Yahoo!)

Isso porque elas reproduzem a região configurada, a hora do dia na qual você fez o acesso e a condição climática no momento. Todos os dados fornecidos são bem detalhados e, além da previsão para cada hora, também estão disponíveis as dos dias seguintes. Porém, embora haja versões móveis para o Android e para o iOS, aparentemente essa é outra aplicação que não vai estar presente no Windows Phone tão logo.

Dessa maneira, por ora é possível apenas utilizar um substituto entre os programas para a previsão de tempo existentes na plataforma.

9. Wikipedia

Embora não haja um programa "oficial" da Wikipedia para o Windows Phone, há um cliente muito eficiente para acessar o conteúdo da enciclopédia, criado pelo desenvolvedor Rudy Huyn, chamado sugestivamente de “Wikipedia” e apoiado pela Wikimedia Foundation.

A Wikipedia, muito conhecida de quem faz pesquisas pela internet, é uma enciclopédia colaborativa, representando um dos grandes recursos da rede para quem quer descobrir algo sobre diversos conteúdos. Além disso, como o serviço traz as fontes nas quais foi montado o texto disponível, ele se tornou uma maneira de aprofundar os conhecimentos.

Um ponto muito interessante da Wikipedia é o fato de o seu conteúdo estar disponível em vários idiomas, facilitando o uso e quebrando barreiras para quem não compreende outros idiomas. O serviço conta com um app oficial para o iOS e para o Android.

O aplicativo não oficial da Wikipedia (Fonte da imagem: Divulgação Rudy Huyn)

Além da abertura dos textos, o app disponível para o Windows Phone ainda traz função de busca regional e com idiomas diferentes, modo de leitura offline, resumo de artigos e versão anterior. Da mesma forma, você pode compartilhar o conteúdo no Facebook, Twitter, via email ou criando um código QR.

10. Adobe Photoshop Express

Por mais que você se esforce para que as suas fotografias fiquem perfeitas, eventualmente elas precisam de retoques. Da mesma forma, filtros e efeitos são funções muito requisitadas atualmente, ainda mais com a popularização dos álbuns de fotografia digitais. O Adobe Photoshop Express é uma versão mais simples do editor de imagens da empresa, mais voltado para quem está interessado em pequenos ajustes.

(Fonte da imagem: Divulgação Adobe)

O programa também é disponibilizado para plataformas móveis (como para o Android e para o iOS) contando com facilidades na hora de compartilhar e de publicar as suas fotografias. Inclusive, há como armazenar fotos nas nuvens e enviá-las diretamente para o Facebook e para o Twitter (através do Twitpic).

No entanto, embora o programa já esteja disponível também para o Windows 8, o que permite o seu uso em tablets, até o momento não há uma versão oficial específica para o Windows Phone. Ainda assim, caso você precise desse tipo de função, é possível encontrar outros aplicativos para a plataforma capazes de oferecer tais ferramentas.

11. Yahoo! Messenger

O Yahoo! Messenger é um dos mensageiros instantâneos mais utilizados em todo o mundo, trazendo recursos de conversa por texto ou videoconferências gratuitas, além de integração com os contatos do antigo MSN e do Facebook. Para isso, basta fazer o login utilizando as suas credenciais nos serviços e autorizar o acesso.

(Fonte da imagem: Divulgação Yahoo!)

O principal atrativo do Yahoo! Messenger certamente está nessa integração, fazendo com que não seja preciso acessar vários clientes para conversar com os seus amigos. Infelizmente, esse também é outro aplicativo que possui versões para o iPhone e para o Android (com algumas funções restritas), mas que ainda não foi disponibilizado oficialmente para o Windows Phone (e não há um cliente não oficial capaz de realizar o acesso).

12. Readability

Embora talvez não seja tão conhecido, o Readability é um serviço para quem costuma ler no computador ou nos seus aplicativos móveis. Ele permite “limpar” o conteúdo de um site, fazendo com que você possa visualizar o texto de maneira mais enxuta e agradável, especialmente para quem se distrai facilmente quando utiliza a web como fonte de leitura.

O Reedability (Fonte da imagem: Divulgação Matteo Contrini)

Você pode adicionar o conteúdo para ler mais tarde e até mesmo compartilhar artigos com os seus amigos do Facebook, do Twitter ou via email. Além disso, ele também conta com um serviço para disponibilizar conteúdo para quem quer ler alguma coisa, mas está em busca de sugestões. O programa conta com apps oficiais para o iOS e para o Android.

Porém, se você está “órfão” do Readability no Windows Phone, pode acessar o serviço por um cliente chamado Reedability (lembrando apenas que esse não é um app oficial).

13. Instapaper

Assim como o Readability, o Instapaper é um serviço para quem gosta de uma leitura mais tranquila, longe de todas as distrações presentes nos sites de notícias. A aplicação funciona de uma forma bastante simples: você realiza um pequeno registro e, em seguida, pode começar a salvar as páginas que deseja ler mais tarde em um servidor remoto.

O programa permite arquivar os seus textos em pastas, o que ajuda na organização dos itens adicionados. Além disso, ele faz a sincronização dos seus textos com o aplicativo móvel (disponível para o iOS e para o Android), evitando que isso precise ser feito manualmente. No caso do Windows Phone, existe um cliente não oficial para você acessar o Instapaper, porém ele é pago; trata-se do Comfortable Reader for Instapaper.

Além dele, também há o Stacks for Instapaper, entretanto, além de ele não ser gratuito, não receberá mais atualizações (foi descontinuado pelo desenvolvedor). Como outro ponto negativo, ele também requer que você possua uma conta paga no Instapaper para a disponibilização das funções.

Conheça o PaperPress for InstapaperPaperPress for Instapaper (Fonte da imagem: Divulgação OMA Studios)

Outra alternativa que, embora se trate de um app gratuito, também exige uma conta paga no serviço original é o PaperPress for Instapaper.

14. Kobo

Ainda falando em leitura, nada mais agradável do que contar com um bom livro para acessar diretamente do seu dispositivo móvel. O Kobo é um aplicativo para essa função, por meio do qual você pode encontrar livros da Livraria Cultura e adquiri-los. Além disso, também há uma série de eBooks gratuitos para você baixar.

Kobo para Android (Fonte da imagem: Divulgação Kobo)

O Kobo possui uma série de ferramentas para a leitura, como a possibilidade de marcar um trecho do seu livro, mudar o tamanho e o formato da fonte, alterar o esquema de cores, adicionar comentários, localizar capítulos através de um guia, entre outros. Para quem gosta de funções sociais, ele também traz algumas possibilidades nesse sentido.

Por mais que ele já esteja disponível para outras plataformas, contando com versões para o Android, iPhone e Blackberry, além dos programas para PC e Mac, infelizmente não há uma previsão de lançamento para o Windows Phone.

15. Comics

Assim como alguns utilizam livros e jogos para passar o tempo, os quadrinhos também são parte importante no mundo do entretenimento, possuindo fãs no mundo todo. O ComiXology é um serviço que conta com uma base de dados de mais de 40 mil HQs para você efetuar o download, disponíveis também pelo seu aplicativo móvel, chamado Comics.

Comics para Windows 8 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Comics está disponível para iOS, Android, Kindle Fire e Windows 8. Como ele já conta com uma aplicação oficial na Windows Store, talvez em breve também venha a ser disponibilizado um app para o Windows Phone.

16. Feedly

Com o fechamento do Google Reader, um substituto que ganhou grande popularidade foi o Feedly. O leitor segue os moldes do antigo leitor da Google para inserir novos feeds, sendo necessário apenas digitar uma palavra-chave para realizar a busca do conteúdo. De maneira alternativa, você também pode navegar entre as categorias do programa e encontrar itens do seu interesse.

Além disso, ele também conta com diversos modos de visualização do conteúdo (inclusive um deles trazendo o artigo completo) e funções para facilitar o compartilhamento, bem como sistema de favoritos. O serviço possui uma versão online, complementos para o Google Chrome e Mozilla Firefox, além de aplicações personalizadas para o iOS e para o Android.

Nextgen Reader (Fonte da imagem: Divulgação NextMatters)

Curiosamente, ele ainda não conta com uma aplicação oficial para o Windows Phone. Entretanto, você pode contar com o Nextgen Reader, que possui integração com o Feedly, porém vale avisar que se trata de um app pago.

17. Hangouts

O Hangouts é uma aplicação da Google que substituiu o antigo (e bem conhecido) Google Talk. O login utilizado é o mesmo da sua conta da Google e os seus contatos são adicionados imediatamente ao serviço, que é sincronizado em todas as plataformas, ou seja, você pode começar uma conversa no seu computador e continuá-la em um dispositivo móvel (com Android ou iOS).

Há suporte para a troca de mensagens de texto com o envio de emoticons, fotos, vídeos e outros conteúdos de mídia. Caso você não esteja online no recebimento de algum conteúdo, ele será automaticamente disponibilizado quando você estiver disponível. Além disso, o aplicativo conta com suporte a videoconferências com a possibilidade de adicionar até 10 contatos na conversa.

Hangouts para Android (Fonte da imagem: Divulgação Google)

Da mesma forma, o programa conta com o armazenamento do histórico das suas conversas, para quem gosta de manter um log das mensagens trocadas com os seus amigos. Porém, esse é mais um app da Google que não está presente no Windows Phone.

18. Snapchat

O Snapchat traz uma maneira diferente de compartilhar fotos ou vídeos, fazendo com que todo o conteúdo enviado para os seus amigos fique disponível apenas por um tempo. A ideia principal é que as pessoas possam trocar material que represente não só momentos perfeitos, mas também aqueles que não possuam muito glamour, sem a preocupação de que aquela foto fique disponível eternamente no smartphone dos envolvidos.

Inclusive, é possível controlar por quanto tempo seus amigos podem ver o texto ou imagem que você enviou, mas, de uma forma geral, os destinatários do conteúdo têm poucos segundos de visualização. Adicionalmente, caso alguém faça uma screenshot, o Snapchat informa o dono da imagem sobre o ocorrido, o que permite que você controle o uso de suas imagens.

Snapchat para Android (Fonte da imagem: Divulgação SnapChat)

Ele possui apps oficiais para o iOS e para o Android, mas não para o Windows Phone. Além disso, os desenvolvedores têm uma política restrita com relação ao uso da sua API e, como mencionado no começo do artigo, a empresa tirou do ar o Swapchat, que era um cliente disponível para a plataforma móvel da Microsoft.

Por outro lado, esse talvez seja um indicativo de que venha um app oficial para o Windows Phone em breve.

Ninguém é perfeito

Como você pode observar, a lista é extensa. Isso que, durante a montagem, foram considerados apenas aplicativos que estão na lista de preferências e de uso do público brasileiro, sendo ignorada uma série de outros programas. Também foram deixados de lado alguns aplicativos que possuem uma versão otimizada para o acesso via navegadores nos dispositivos móveis, como é o caso do Gmail.

Vale apenas ressaltar que nenhum sistema operacional já começa perfeito e com o catálogo dos sonhos de todos os consumidores. Por isso, talvez muitos desses aplicativos venham a ter uma versão oficial para o Windows Phone ainda em um futuro próximo. Ou possivelmente outro desenvolvedor venha a se interessar pela disponibilização de um app não oficial, como já ocorre em alguns casos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.