Serviço online permite que pessoas enviem textos criptografados de graça

Imagem de: Serviço online permite que pessoas enviem textos criptografados de graça

(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)

Com as últimas ondas de denúncias de espionagem que ocorreram pelo mundo, as pessoas têm se mostrado muito mais preocupadas com os conteúdos e as mensagens que disponibilizam online.

Por consequência, os serviços que oferecem funcionalidades de criptografia estão se tornando cada vez mais populares e requisitados – por mais que poucos sejam gratuitos.

Pensando nesse público, o site ViaCRYPT foi desenvolvido pela empresa Vialink. O serviço consiste nas trocas de mensagens criptografas que podem ser realizadas online; com o detalhe de que elas só podem ser lidas uma única vez e depois são excluídas automaticamente pelo sistema. O serviço é completamente gratuito; basta digitar o texto que você quiser no espaço em branco (sem, aparentemente, um limite de caracteres) e clicar em salvar.

Um link será gerado pelo site, porém lembre que quem for recebê-lo só poderá ler o texto uma vez. Enquanto você não enviar a URL para qualquer pessoa, o conteúdo fica armazenado nos próprios servidores da Vialink, devidamente criptografado e seguro, sem qualquer tipo de data de expiração. Os desenvolvedores garantem que o sistema criado é bastante difícil de ser quebrado – segundo eles, demoraria anos.

Protegido de tudo e de todos

Nem os funcionários da empresa conseguem ter acesso ao conteúdo das senhas criadas, já que os algoritmos utilizados no processo geram senhas aleatórias e que não podem ser decodificadas. Um código em JavaScript é capaz de analisar os links e abrir as mensagens criptografadas, resgatando o conteúdo por meio de um identificador único. Depois que isso é feito, não há como ler os textos novamente.

Segundo Marcelo Salhab, diretor executivo da Vialink e engenheiro de computação, a ferramenta ViaCRYPT pode ser utilizada por aqueles que querem enviar informações privadas e que não podem ser vistas, como senhas de cartões de crédito, endereços, dados pessoais, entre outros. Acesse e utilize o serviço gratuitamente aqui. Nós listamos há algum tempo serviços que você também pode utilizar para criptografar arquivos; para acessar esse artigo, clique aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.