Tecnologia permite que eletrônicos funcionem mesmo sem bateria [vídeo]

Imagem de: Tecnologia permite que eletrônicos funcionem mesmo sem bateria [vídeo]

Você já imaginou como seria ter um aparelho eletrônico que não precisasse de baterias para funcionar? A ideia pode parecer impossível, mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington acabou de provar que essa tecnologia existe – mesmo que em uma escala bem mais simples.

Para fazer tal façanha, os pesquisadores utilizaram uma fonte de energia que está ao nosso redor o tempo todo: as ondas de rádio. Como você pode ver no vídeo acima, os aparelhos mostrados por eles são capazes de captar tais ondas, sejam elas de sinais de TV ou de uma rede WiFi, e as utilizar para formar um sinal binário, que é transmitido para outro dispositivo.

Não pense, porém, que os tablets e computadores do futuro poderão funcionar apenas com a energia das ondas de rádio, já que a energia que algo assim gera é mínima. Mesmo assim, como indicado pelo Phys.Org, é possível dar a essa ideia usos interessantes: imagine só se o seu celular ainda pudesse mandar uma mensagem de aviso para outra pessoa, caso sua bateria acabasse.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.