Sensor é capaz de converter pressão em luz

Imagem de: Sensor é capaz de converter pressão em luz

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Hoje em dia, é possível encontrar diversos aparelhos com uma tela sensível ao toque de grande qualidade, não é mesmo? No entanto, é claro que essa tecnologia pode sofrer diversas melhorias, sendo que uma delas pode surgir de um novo sensor de pressão de nanofios, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos.

A novidade é, em uma explicação breve e simples, um sensor de ponta, capaz de transformar a pressão recebida em luz. Tudo começa com você pressionando o seu dedo contra o aparelho, sendo que uma pequena grade de nanofios emite fótons. Por sua vez, essas “luzes” são captadas por uma fibra óptica com incríveis 6,3 mil DPI.

Na prática é mais simples

O resultado de todo esse processo é uma melhor captação de movimentos e detalhes dos dedos, de modo que é possível gerar avanços em telas sensíveis ao toque, no sistema de reconhecimento de digitais e nos demais aparelhos que utilizam o contato com os dedos. Os avanços vão permitir trabalhos bem mais complexos e em uma velocidade surpreendente.

Apesar de essa invenção ser bem bacana, é um pouco cedo para prever a dimensão dos benefícios que podem ser gerados pela novidade, já que ela deve chegar às indústrias daqui cinco ou sete anos. No entanto, podemos esperar bons frutos desse sensor em um futuro próximo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.