Facebook: 5 dicas para deixar sua conta protegida

Imagem de: Facebook: 5 dicas para deixar sua conta protegida

Não basta hoje em dia ter uma senha indecifrável, com muitos caracteres, intercalando maiúsculas, minúsculas e sinais de pontuação para manter a sua conta no Facebook completamente segura contra invasões.

Ainda que o risco de ter o seu perfil invadido seja pequeno e você certamente possa confiar no serviço, há uma série de recursos extras que você pode utilizar para aumentar a proteção da sua conta e se sentir mais seguro de que suas conversas e atividades não serão lidas por terceiros.

Há certos cuidados básicos que deveremos ter ao acessar o Facebook, especialmente quando usamos um computador público, no trabalho ou na casa de amigos. É importante, por exemplo, encerrar sempre a sessão ao sair, e se lembrar, se possível, de não deixar as senhas salvas na máquina nem acionar a opção “mantenha-me conectado” que aparece logo abaixo das caixas de preenchimento para efetuar o login.

Ao mesmo tempo, acessamos o Facebook hoje em dia em aparelhos diferentes, como smartphones e tablets que tem aplicativos específicos para conectar à rede social. Muitas vezes, essas conexões permanecem ativas, com o login salvo em suas configurações, e as sessões ficam abertas e desprotegidas.

Para auxiliar com essas fragilidades de uso, o Facebook oferece uma série de recursos extras de proteção que você pode acionar utilizando a seção “Configurações de segurança”. Ao entrar na conta por um navegador da web, clique no ícone de engrenagem no topo da página e escolha o item “Configurações de conta”. O mesmo painel de controle pode ser encontrado em tablets e smartphones, através da barra de ferramentas dos aplicativos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nessa seção, há um item específico de “Segurança” que lista as ferramentas disponíveis para controlar e proteger melhor a sua conta de perfil, habilitar ou remover dispositivos portáteis e gerenciar acessos de login. Veja em detalhes como utilizar esses recursos.

1. Navegação segura

O primeiro item que o Facebook oferece é um mecanismo de navegação que utiliza o protocolo de criptografia HTTPS sempre que possível. Essa é uma ferramenta bastante simples, que não exige configuração adicional do usuário e que fornece um nível de segurança a mais contra invasão, vazamento de dados ou monitoramento de atividades.

Esse recurso é eficiente para quando você acessar o Facebook através de um computador não confiável ou quando realizar outras atividades simultaneamente no navegador que podem deixar a sua conexão vulnerável. Você pode acionar a navegação segura e deixar essa opção sempre ativa, não precisando mais se preocupar com esse item.

2. Notificação de login

O Facebook tem também uma opção que avisa, por mensagem de texto ou por email, sempre que uma nova sessão da sua conta for iniciada em um computador ou aparelho portátil não conhecido.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Esse recurso utiliza o endereço de email e o número do telefone celular registrado no seu perfil para informar quando há um novo tipo de acesso sendo realizado. A notificação ocorre sempre que você abrir o Facebook de um computador ou dispositivo móvel em que você nunca se conectou antes.

3. Aprovações de login e Senha de aplicativos

Para auxiliar a navegação em computadores públicos ou pouco confiáveis, o Facebook tem também uma ferramenta extra de senha para quando você estiver utilizando um navegador desconhecido.

Em “Aprovações de login”, você pode definir um código de segurança especial para registrar um computador ou aparelho móvel desconhecido. O recurso é similar à “Notificação de login”, mas com uma senha a mais para permitir o acesso e com o diferencial de que é possível salvar o dispositivo e dar um nome a essa conexão.

Como forma de permitir o acesso direto aos seus aplicativos (aqueles associados à conta do Facebook), a central de segurança oferece também a opção “Senha de aplicativos”. Esse mecanismo é útil especialmente para quando você ativar as “Aprovações de login”, mas não quer esperar pela autenticação dos códigos de segurança para ir aos seus apps. A “Senha de aplicativos” é uma verificação especial para você acessar apenas e diretamente esses itens.

4. Contatos de confiança

Você pode também definir de 3 a 5 contatos da sua rede social que poderão te ajudar caso ocorra algum problema com a sua conta.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Os amigos não são notificados de que seus nomes entraram nessa lista a não ser que você tenha que recorrer ao serviço, se sua conta for invadida ou se tiver que confirmar a sua identidade para o Facebook.

5. Sessões ativas e Dispositivos reconhecidos

Os dois últimos itens da lista de recursos extras de segurança do Facebook ajudam a gerenciar os acessos por múltiplos dispositivos e encerrar sessões. Essas ferramentas são de extrema importância para quem tem o costume de se conectar em muitas máquinas e esquece de fechar propriamente os aplicativos e navegadores.

Em “Sessões ativas”, você pode verificar quais são as conexões mantidas com a sua conta. É possível ver se há mais de uma sessão aberta, se há dispositivos relacionados e em quais aparelhos seu perfil está conectado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O recurso especifica o local (aproximado) da conexão, o tipo de dispositivo e a última vez em que cada sessão acessou sua conta. Você pode encerrar as atividades que considerar suspeitas ou em que você não deseja mais se manter conectado. Dessa maneira, você se mantém mais seguro sobre seus dados e sobre quais máquinas podem abrir a sua página na rede social.

Algo similar ocorre em “Dispositivos reconhecidos”, no qual você pode controlar quais são os aparelhos portáteis que podem acessar a sua conta e que têm a identidade confirmada por você. Caso encontre um dispositivo listado que não reconheça, elimine a conexão clicando na opção “Remover”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

As opções adicionais de segurança do Facebook não eliminam os cuidados que você deve ter ao navegar na internet, como escolher conexões e sites seguros, utilizar sempre um bom programa antivírus e preferir senhas fortes e difíceis de serem decifradas.

Todo cuidado é pouco quando se trata de um canal social de tamanha importância como o Facebook, e certamente ninguém quer ter a sua conta invadida ou roubada por terceiros. Então, não custa nada se prevenir e verificar esses itens extras de proteção.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.