IBM anuncia inovações em chip baseado no cérebro humano

Imagem de: IBM anuncia inovações em chip baseado no cérebro humano

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

O cérebro humano é bastante complicado de se entender, tanto é que alguns os cientistas passaram anos tentando decifrar seu funcionamento, e a IBM é uma das empresas que estão empenhadas em compreender o sistema do cérebro.

Em conjunto com o projeto SyNAPSE da DARPA, a empresa desenvolveu um chip de silício euro-sináptico projetado para simular algumas das funções do cérebro. Com sucesso, os cientistas conseguiram simular o trabalho de nada menos do que 530.000.000.000 de neurônios no ano passado, graças ao segundo supercomputador mais veloz do mundo.

Hoje, a empresa anunciou outro passo bastante importante na busca de um sistema de software feito para chips de silício que seja capaz de chegar perto do funcionamento do cérebro humano apresentando o mesmo baixo consumo de energia e, ao mesmo tempo, um volume compacto.

A máquina que tem lembranças e sentimentos

“Como complemento aos computadores de hoje, isso vai trazer uma nova capacidade tecnológica em termos de programação e aplicação de sistemas de aprendizagem emergentes”, diz Dharmendra Modha, pesquisador da IBM.

Para isso, a IBM criou um sistema de superprocessamento, o que, segundo Modha, funciona com um simulador de software com uma arquitetura cognitiva - semelhante ao cérebro humano. Assim, a equipe definiu um modelo de redes neurais de spikes (Spiking Neural Networks - SNN), um sistema de redes de computador que simula o funcionamento biológico.

O que chamou a atenção nisso foi a criação do que a equipe chama de “unidade de processamento de informação de computação-neural” que “suporta uma ampla gama de pulsos neurais”, além de ser capaz de interpretar códigos e comportamentos.

Segundo a IBM, esse sistema seria capaz de "lembrar", "sentir" e, até mesmo, agir de acordo com uma série de estímulos, como os relacionados no cérebro humano. Em um longo prazo, o objetivo da IBM é construir um sistema de chips de computador com 10 bilhões de neurônios capazes de suportar uma centena de trilhões de sinapses sem usar mais do que 1 quilowatt de energia e ocupando menos do que 2 litros de volume.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.