Testamos o repelente de líquidos NeverWet [vídeo]

Imagem de: Testamos o repelente de líquidos NeverWet [vídeo]

Você já ouviu falar do NeverWet? Trata-se de um dos produtos mais curiosos que já tivemos a oportunidade de testar no Tecmundo. Se você nunca ouviu falar dele, vamos explicar. Fabricado pela empresa norte-americana Rust-Oleum, o produto nada mais é do que um spray que, quando aplicado sobre uma superfície, é capaz de torná-la hidrofóbica, ou seja, completamente repelente à agua.

Papel, borracha, vidro, madeira, superfícies de concreto... Praticamente qualquer coisa pode ser coberta com a proteção do NeverWet. Para comprovar a sua eficácia, fizemos algumas experiências com o produto e o resultado é o que você confere agora.

Usando o NeverWet

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

O NeverWet não é vendido diretamente no Brasil e, por conta disso, é preciso recorrer à importação. O kit com dois sprays é vendido por cerca de 60 dólares e o resultado da aplicação fica pronto em uma hora. Embora a durabilidade máxima seja indefinida, a fabricante do produto garante a impermeabilidade por pelo menos 12 horas.

Caso você utilize o produto em um local fechado, como fizemos para a gravação desse vídeo, recomendamos que você utilize uma máscara de proteção, pois o cheiro do spray é muito forte e pode causar dores de cabeça e enjoos.

Conhecendo o NeverWet

Em nossos testes, utilizamos uma superfície de vidro recoberta com papel, um par de sapatos, luvas de borracha, uma caixa de papelão, uma camiseta e uma máscara de papel. Além de água, separamos outros líquidos bastante comuns em incidentes domésticos, como refrigerante, chocolate e café.

A aplicação do NeverWet é feita em duas etapas. Primeiro você aplica sobre a superfície o spray “Base Coat”. Depois de esperar secar por 30 minutos, é preciso aplicar uma segunda camada, chamada “Top Coat”, e aguardar mais 30 minutos. Depois de secas, juntas elas são responsáveis por criar uma verdadeira película sobre a superfície.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aplicação

Agora vamos às experiências. Primeiro, prendemos uma folha de papel sulfite sobre uma superfície de vidro. Depois de sacudir bem o NeverWet, aplicamos a primeira camada sobre toda a superfície. Também aplicamos o spray sobre a parte frontal de uma camiseta, sobre um sapato, uma máscara de papel e dentro de um caixa de papelão. E, por fim, em uma luva de borracha.

Depois de aguardar a secagem por pouco mais de 30 minutos, aplicamos a segunda camada de NeverWet sobre todos os objetos novamente. Novamente esperamos por mais 30 minutos até a completa secagem para, finalmente, colocar o NeverWet à prova.

Resultados

Primeiro despejamos água sobre o vidro e o papel. Note que ela se separa em pequenas gotas, sendo completamente repelida pela superfície. Mesmo sobre a folha de papel sulfite, note que a água é incapaz de umedecer o material. É possível dividir as gotas de água como se estivéssemos em uma superfície touch screen.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora retiramos o papel sulfite do meio e despejamos refrigerante sobre o vidro. Repare que todo o líquido se acumula na parte central, onde não há aplicação do NeverWet. No restante da mesa o comportamento repelente é igual ao que aconteceu com a água.

Veja que impressionante é o resultado da água sobre a folha de papel sulfite, que permanece seca. Quando derrubamos café sobre o ela, o resultado é incrivelmente igual: nada de manchas no papel.

Na camiseta, também, o resultado da aplicação do NeverWet é igualmente surpreendente: refrigerante, café e chocolate não são capazes nem de molhar parte da camiseta em que o produto foi aplicado, comprovando a sua eficácia. Já a parte sem a aplicação do NeverWet sofreu em nossos testes.

O mesmo aconteceu com o par de sapatos e com as luvas de borracha. A parte frontal do sapato ficou completamente impermeabilizada. Já com as luvas de borracha é possível fazer um comparativo entre elas, mostrando a diferença que a aplicação do produto faz. Um dos lados fica completamente seco mesmo depois de mergulhado no líquido. Quando despejamos chocolate sobre uma das mãos, a repulsa à substância é completa.

Você se lembra da máscara de papel do nosso amigo? Pois é, agora ela é impermeável. Nem mesmo a água, o café ou o chocolate são capazes de manchar o papel e estragar a brincadeira. Criamos uma máscara de papel à prova d`água.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.