Análise: ASUS Xtion Motion Sensor

Imagem de: Análise: ASUS Xtion Motion Sensor

Há um bom tempo os sensores de movimento deixaram de ser objeto de ficção científica para serem integrados ao dia a dia dos consumidores. Nesse campo, o mundo dos games foi pioneiro, e o Kinect, da Microsoft, se tornou uma referência no assunto.

Isso, entretanto, não significa que ele seja o único. Além do Leap Motion, mais uma alternativa que acaba de chegar ao mercado brasileiro é o ASUS Xtion, sensor de movimento da empresa taiwanesa. O modelo é compatível com alguns jogos já lançados, possui games específicos para a plataforma e permite ainda navegação na internet e acesso às redes sociais.

O Tecmundo testou essa novidade em primeira mão e o resultado da nossa análise é o que você confere agora.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

ASUS Xtion Motion Sensor: especificações

  • Alcance: 80 centímetros a 3,5 metros.
  • Conectividade: USB 2.0.
  • Requisitos mínimos: processador Intel Core i3 / AMD Athlon II X4; 2 GB de RAM; GPU: AMD Radeon HD 5450/1 GB ou NVIDIA GeForce 210/1 GB;  Sistema operacional: Windows 7.
  • Jogos inclusos: BeatBooster, MayaFit e DanceWall.
  • Preço no Brasil: R$ 599.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Instalação simples mas demorada

Se o seu computador atende aos requisitos mínimos do ASUS Xtion Motion Sensor, saiba que a instalação do produto não é das mais complicadas. Basicamente, basta conectar o aparelho a uma entrada USB, instalar os drives necessários que vêm em um CD que acompanha o produto e reiniciar o computador.

Inicialização confusa

Embora crie dois atalhos em sua Área de trabalho, é a partir de um pequeno botão na Barra de ferramentas que você acessa o aplicativo principal. Basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar “Open” para iniciar o software. Ao entrar na interface do software o mouse é desabilitado, o que pode confundir o usuário num primeiro contato com o produto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Calibrando e navegando

Se você tiver feito tudo certo, a primeira tela que você verá deve exibir uma opção de calibragem. Segundo o fabricante, a distância mínima recomendada é de 80 centímetros e a máxima é de 3,5 metros. O sensor de movimentos possui ajuste vertical, mas o recomendado é deixar o produto na altura dos olhos.

Conhecendo as ferramentas

O ASUS Xtion possui um navegador próprio, além de links para acesso às principais redes sociais. Você pode jogar os games que acompanham o produto ou comprar novos na loja virtual do Xtion. Outra possibilidade é a de acessar suas músicas, fotos e vídeos apenas utilizando comandos gestuais.

A resposta aos comandos não é perfeita, mas há pouco atraso no tempo de resposta. Navegar por fotos, vídeos ou músicas que já existam no seu computador é uma tarefa bastante intuitiva e que não foge ao padrão já estabelecido por outros softwares do gênero.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Redes sociais e navegador próprio

Outra vantagem é a possibilidade de acessar redes sociais, como o Facebook e o YouTube, a partir de apps próprios dentro da interface do Xtion. Entretanto, em nossos testes, essa experiência não foi das melhores. Os vídeos do YouTube simplesmente não carregaram e navegar pelo Facebook usando apenas os gestos se mostrou uma tarefa bastante ingrata.

Já o navegador próprio não é dos mais rápidos e, da mesma forma, é complicado acessar as páginas e navegar por elas, mostrando que esse definitivamente não é o melhor uso para o produto.

Jogos já existentes

Alguns jogos já existentes podem ser compatíveis com o ASUS Xtion. É o caso, por exemplo, de Super Street Fighter IV, Fruit Ninja e Angry Birds. A resposta aos comandos é curiosa, mas não se mostra a mais adequada. Chutes e socos até podem sair, porém combos e outros comandos de ataque são praticamente impossíveis de serem encaixados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Jogos exclusivos

O produto vem acompanhado de três jogos: MayaFit, uma game para quem deseja fazer ginástica diante do PC; DanceWall, um jogo de dança; e BeatBooster, um jogo de corrida com espaçonaves. Nesse caso, o desempenho é bem melhor e é possível mesmo se divertir bastante com os títulos.

Caso você queira comprar novos jogos, é possível acessar a loja de aplicativos do ASUS Xtion, que disponibiliza diversos games em versão DEMO gratuitamente ou jogos completos para compra. Infelizmente a biblioteca ainda é pequena, e somente o sucesso do produto pode fazer com que ela ganhe corpo ao longo dos meses.

Vale a pena?

Cada vez mais os sensores de movimento têm ganhado espaço junto aos consumidores, seja em consoles, PCs ou até mesmo em smartphones. Entretanto, com poucas exceções, suas funcionalidades por enquanto podem ser vistas como mero entretenimento, sem muita valia para ações convencionais do dia a dia.

Infelizmente esse é o caso do ASUS Xtion, que está disponível nas lojas brasileiras por R$ 599. O preço é um pouco alto demais para o que o produto oferece. O número de jogos é bastante limitado e somente o sucesso da ferramenta pode determinar uma ampliação no acervo.

Há compatibilidade com jogos tradicionais, mas não espere um desempenho de primeira nesses casos, afinal os títulos não foram desenvolvidos tendo em vista esse tipo de utilização. Já a navegação na internet e o acesso às redes sociais deixam muito a desejar, tornando um verdadeiro martírio utilizar uma barra de rolagem.

Por fim, o aparelho se sai muito bem na visualização e interação com fotos, músicas e vídeos armazenados no PC. Se por um lado podemos dizer que esse tipo de tecnologia é promissora, por outro não há como negar que, ao menos no momento, ela não possui muita utilidade para o consumidor.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.