INPE e IAE inauguram laboratório nacional especializado em satélites

Imagem de: INPE e IAE inauguram laboratório nacional especializado em satélites

(Fonte da imagem: Reprodução/AEB)

Na última sexta-feira (26), foi inaugurado o Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial (LABSIA) na cidade de São José dos Campos (SP). O objetivo do projeto, desenvolvido em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) é desenvolver sistemas de posicionamento e navegação de satélites com origem nacional.

Os profissionais do laboratório devem concentrar esforços na criação de sistemas que possuam desempenho compatível com os padrões exigidos por satélites de observação com alta resolução espacial — algo considerado essencial para a autonomia tecnológica do Brasil. Entre os equipamentos presentes no local está um colchão de ar montado sob um teto retrátil, cujo objetivo é simular o comportamento dos equipamentos criados em ambientes sem gravidade.

O LABSIA também conta com computadores para simulação, placas para a aquisição e geração de sinais, sistemas para operação de satélites em tempo real e máquinas dedicadas à emulação de sistemas de bordo, entre outros equipamentos. Segundo Valdermir Carrara, engenheiro do INPE, o projeto representa um grande avanço para o país, por finalmente possibilitar o desenvolvimento e teste de sistemas de controle de altitude e órbita em solo nacional.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.