Como criar um QR Code

Imagem de: Como criar um QR Code

Você com certeza já deve ter ouvido falar dos QR Codes, pequenos códigos que podem armazenar informações variadas e serem lidos por dispositivos móveis que possuam um app para leitura. Seu funcionamento é parecido com o dos bons e velhos códigos de barra, mas eles possuem muito mais capacidade para armazenar dados: um único QR Code pode guardar aproximadamente 4,2 mil caracteres alfanuméricos (o que corresponde a mais ou menos uma página de texto digitado com as configurações tradicionais do Microsoft Office Word).

O mais interessante, contudo, é o leque de possibilidades de uso para esses códigos tão diminutos. O formato foi adotado, sobretudo, por agências de publicidade que desejavam criar anúncios mais interativos, instituições bancárias que procuravam formas de autenticação mais seguras e alguns tatuadores bastante criativos. Atualmente, a tecnologia se tornou bastante acessível e qualquer pessoa pode criar QR Codes com extrema facilidade.

O Kaywa QR Code Generator, por exemplo, é um serviço online mais do que completo para quem deseja criar, compartilhar e administrar seus códigos da maneira mais simples possível. Confira abaixo como utilizá-lo!

Algumas observações

Antes de começar, é importante observar que parte do Kaywa QR Code Generator é exclusiva para usuários que assinaram uma licença paga. Além de criar códigos tradicionais, é possível criar códigos dinâmicos, cujos conteúdos podem ser alterados posteriormente sem que a imagem tenha que sofrer modificações. Esse tipo avançado de QR Code é feito através de redirecionamentos e é de extrema valia para grandes empresas (imagine que você distribua um cartão de visitas com um código que direciona ao seu site e, alguns dias depois, precisa mudar a URL deste).

O Kaywa QR Code permite que usuários gerem no máximo cinco códigos dinâmicos sem que eles precisem botar as mãos na carteira. Tais códigos ficarão armazenados na sua conta e você poderá baixá-los em formatos variados (PNG, PDF e EPS), além de editar seus conteúdos sempre que quiser. Caso faça uma assinatura, você também pode conferir as estatísticas do QR Code (como descobrir quantas pessoas o leram) e fazer modificações gráficas manuais na imagem.

Gerando seus códigos

Para acessar o Kaywa QR Code Generator, basta clicar neste link. Será preciso efetuar um rápido cadastro para utilizar o serviço, visto que os conteúdos criados ficarão armazenados em seu perfil pessoal. Para economizar tempo, é possível extrair dados de sua conta da Google ou do Facebook.

Em seguida, volte a acessar a home do site: você já está pronto para criar seu primeiro código. O primeiro passo é escolher o tipo de conteúdo que o QR Code armazenará. Pode ser uma URL comum, um endereço do Facebook, um contato de agenda (é possível especificar detalhes como nome, email, empresa, cargo, endereço etc.), um cupom de desconto, um texto simples, um número de telefone ou um SMS de envio automático.

Escolha a opção que mais se adequa às suas necessidades (clique na palavra “More” para exibir todas as possibilidades) e preencha os campos de informação necessários. Em nosso exemplo, bastou colar a URL da home do Baixaki. Não se esqueça de especificar se o código será estático ou dinâmico (lembrando que você só poderá criar cinco dinâmicos na conta gratuita).

Com tudo pronto, basta clicar em “Generate” e a página será atualizada. Quando ela carregar, você encontrará o código recém-criado dentro da área definida para tal. É possível salvá-lo como uma imagem comum (clique nele com o botão direito do mouse) ou embuti-lo em uma página da web através do código HTML oferecido.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.