Novo material dissipador de calor pode revolucionar o mundo das CPUs

Imagem de: Novo material dissipador de calor pode revolucionar o mundo das CPUs

(Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTech)

Em uma parceria com a Boston College, o US Naval Research Laboratory (NRL) descobriu um novo material dissipador de calor que pode revolucionar a maneira como resfriamos CPUs e outros componentes eletrônicos. O segredo por trás da descoberta é um elemento conhecido como arseneto de boro cúbico, cuja condutividade elétrica em temperatura ambiente é semelhante à de diamantes e do grafite.

A principal vantagem do material em relação aos elementos do qual ele mais se aproxima é a facilidade de integração a produtos conhecidos. Apesar de as propriedades condutoras do diamante e do grafite serem bem conhecidas, o fato de eles não conduzirem eletricidade em temperatura ambiente faz com que eles não se adaptem aos métodos de fabricação utilizados em larga escala pela indústria.

(Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTech)

Atualmente, a pesquisa que envolve o arseneto de boro cúbico se limitou a calcular a capacidade do elemento a partir de simulações feitas em computadores. Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, embora os dados obtidos até o momento sejam animadores, ainda vai demorar um bom tempo antes que testes possam ser realizados no mundo real.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.