Conheça as próximas missões espaciais da NASA até 2030

Imagem de: Conheça as próximas missões espaciais da NASA até 2030

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

A agência espacial norte-americana NASA completa 55 anos em 2013. Para homenagear o órgão que levou o homem à Lua e robôs para Marte, o site Mashable produziu o infográfico acima, que faz uma previsão otimista e mostra as principais missões espaciais dos próximos 17 anos.

Entre elas, destaca-se a chegada da sonda New Horizons ao planeta-anão Plutão após dez anos de viagem, em 2015; a Solar Probe Plus, que promete estudar a misteriosa atmosfera solar em 2018; e a primeira missão com astronautas humanos a explorar um asteroide, em 2025.

Mas o grande avanço seria na década seguinte: um novo robô enviado a Marte, em 2020, seguido da primeira nave tripulada a conhecer o Planeta Vermelho, feito previsto para 2030.

Conheça todas as missões previstas:

Setembro/2013 – Ladee

Missão robótica de 160 dias em órbita da Lua com o objetivo de coletar informações sobre a atmosfera lunar que podem auxiliar os cientistas a entenderem melhor outros planetas.

Final de 2013 – Maven

Marte pode não ter sido sempre seca e empoeirada. A missão Maven vai lançar uma luz sobre o planeta de forma que seja possível explorar as condições climáticas da atmosfera e da ionosfera.

2014 – Magnetospheric Multiscale Mission

Usando quatro naves espaciais idênticas, a missão vai investigar como os campos magnéticos da Terra e do Sol se conectam e desconectam.

Julho/2015 – New Horizons

A espaçonave lançada em 2006 iniciou uma jornada de uma década para alcançar Plutão, localizado a mais de 3 bilhões de milhas da Terra.

Final de 2016 – Juno

Viajando a uma velocidade de 19 milhas por segundo, Juno deve alcançar o planeta Júpiter em 2016 com o objetivo de estudar a sua estrutura e revelar a sua história.

2016 – InSight

Missão de exploração que tem como objetivo explorar o interior do planeta Marte. A sonda enviada deve perfurar o solo, possibilitando aos cientistas entender melhor a sua estrutura.

2017 – TESS

Usando telescópios, TESS vai procurar exoplanetas desconhecidos que tenham tamanho similar à Terra. É a última tentativa de encontrar planetas habitáveis entre as estrelas próximas.

2018 – Solar Probe Plus

A missão vai explorar o último dos locais do Sistema Solar ainda não visitados pelo homem: a atmosfera exterior do Sol.

2018 – James Webb Telescope

Sucessor do Hubble, o telescópio vai tentar descobrir as primeiras galáxias formadas no início do universo, buscando uma conexão entre o Big Bang e a Via Láctea.

2018 – OSIRIS-Rex

Depois de três anos de viagem, a espaçonave vai se aproximar do primitivo asteroide “1999 RQ36”, coletar amostras e retornar para a Terra em 2023.

2020 – Mars Rover

A espaçonave vai procurar sinais de vidas passadas, coletando amostras de Marte para que possam ser analisadas no planeta Terra.

2025 – Manned Mission to an Asteroid

Em 2010, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou a intenção de mandar humanos para um asteroide. Usando os dados da missão OSIRIS-Rex, a NASA espera ter condições de enviar os primeiros astronautas a partir de 2021.

2030 – Manned Mission to Mars

Dez anos depois da última missão ao planeta Marte, a NASA planeja enviar humanos para o planeta. A proposta também foi feita pelo presidente Barack Obama.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.