O que é tecnologia?

Imagem de: O que é tecnologia?

A tecnologia aborda quase tudo o que conhecemos. (Fonte da imagem: Reprodução/W3ins)

Para você, o que é de fato a tecnologia? Para quem trabalha com computadores e todas as novidades desse universo (como nós, do Tecmundo, por exemplo), a tecnologia envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz, abrangendo um número crescente de pessoas e realizando cálculos cada vez mais avançados.

Contudo, se você falar com um biólogo, por exemplo, ele poderá lhe dizer que a tecnologia envolve a criação de ferramentas que facilitem o estudo das células, bem como das evoluções animal e vegetal. Já um arqueólogo pode falar sobre o desenvolvimento das ferramentas que permitem o estudo de elementos históricos. A lista de exemplos pode seguir adiante e englobar as mais diversas áreas de desenvolvimento humano.

Mas afinal de contas, quem é que está correto nessa história toda? O fato é que, ao longo da nossa evolução, a tecnologia sempre existiu, inclusive confundindo-se com a nossa história e abraçando cada segmento de nossas vidas. Com tantas abordagens sobre o assunto, vale elaborar um artigo que trate exclusivamente desse assunto. Confira.

O conceito básico

Quando tratamos de um tópico como esse, a primeira coisa que nos vem à cabeça é consultar o bom e velho dicionário. Logo, confira a seguir o que o Houaiss tem a nos explicar especificamente sobre o termo "tecnologia".

1. Tratado das artes em geral. 2. Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície, Inform.: método de fabricação de placas de circuito, no qual os componentes eletrônicos são soldados diretamente sobre a superfície da placa, e não inseridos em orifícios e soldados no local. T. social, Sociol: conjunto de artes e técnicas sociais aplicadas para fundamentar o trabalho social, a planificação e a engenharia, como formas de controle. De alta tecnologia, Eletrôn. e Inform.: tecnologicamente avançado: Vendemos computadores e vídeos de alta tecnologia. Sin: high-tech.” 

Vale citar também a etimologia da palavra, que vem do grego e deve ser separada em duas partes: téchne, que pode ser definido como "arte" ou "ofício" e logia, que significa "o estudo de algo".

Uma grande caminhada até os hologramas. (Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

O conceito trazido pelo dicionário vai direto ao assunto e traz um resumo que não deixa muito claro o que é a tecnologia. Assim, traduzindo o que o dicionário nos mostra, podemos dizer que a tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e(ou) facilitar o trabalho com a arte, a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica.

Dessa forma, ela pode ser aplicada em diversas tarefas diferentes, inclusive aparecendo em situações que poucas pessoas consideram envolver a tecnologia. O simples aproveitamento dos recursos naturais e a transformação do ambiente ao seu favor, por exemplo, é capaz de ser considerado como um movimento tecnológico.

Essa demonstração pode ser mais bem explicada pelos nossos ancestrais. Isso porque, como dissemos acima, a evolução da tecnologia se confunde com o progresso do próprio homem. Em outras palavras, quando os povos primitivos começaram a transformar pedras em lâminas para cortar a madeira e caçar animais, eles já estavam conseguindo realizar avanços tecnológicos, por exemplo.

Desde que o homem é homem

Sim, a tecnologia é mais antiga do que podemos imaginar. Mesmo que cientistas e pesquisadores não sejam capazes de afirmar ao certo quando é que começaram a aparecer os primeiros avanços humanos nesse sentido, acredita-se que os primeiros sinais tenham surgido há mais de 50 mil anos.

As primeiras demonstrações tecnológicas do homem. (Fonte da imagem: Reprodução/Early Human Culture)

Há ainda quem vá bem mais longe, considerando a descoberta do fogo, por exemplo, como um sinal do início dos avanços da tecnologia. Os primeiros indícios de ferramentas criadas com pedra identificados na Etiópia, seriam um marco — algo que data de mais de 2,5 milhões de anos. Com isso, ferramentas básicas criadas com materiais extremamente rústicos representam o que seria o período inicial do estudo da técnica.

Entretanto, essa abordagem também gera certa discussão no campo dos estudos. Isso porque a linha que separa a Ciência da Engenharia e da Tecnologia é muito tênue. A definição trazida pelo engenheiro da Itaipu Binacional Joao Ricardo Leal F. da Motta mostra bem isso.

Na opinião dele, “tecnologia é quando utilizamos nosso conhecimento técnico, científico e empírico para solução de problemas, através da criação de dispositivos eletroeletrônicos, softwares, novos materiais, processos de manufatura e também o seu aperfeiçoamento”.

Reinventando a roda

Enquanto algumas pessoas defendem a existência de grandes diferenças entre as três áreas, há quem acredite que os três tópicos andam de mãos dadas, ou seja, são interdependentes. Aliás, esse é o método de análise mais popular visto entre os diversos campos de atuação.

Já imaginou o mundo sem a roda? (Fonte da imagem: Reprodução/Performance Management Company)

Com isso, a ciência seria o estudo de uma determinada situação, enquanto a engenharia seria o desenvolvimento dos meios para se conseguir uma evolução, representados pela tecnologia. Podemos usar como um bom exemplo disso tudo a criação da roda, considerada como uma das principais invenções da humanidade. Vamos desenvolver um cenário figurativo para ela, como se a roda tivesse sido inventada hoje.

Enquanto um cientista teria estudado os movimentos das coisas e chegado à conclusão de que algo capaz de rodar poderia tornar o transporte dos objetos mais fácil, um engenheiro desenvolveu uma maneira de ela ser construída. Por fim, o estudo da técnica permitiu a melhor aplicação do seu uso, transformando as carroças de “roda quadrada” e trazendo uma evolução tecnológica para o transporte de pedras.

Utilizamos a roda não só para exemplificar um cenário, mas também porque ela foi um verdadeiro marco na evolução tecnológica da humanidade. Com a sua descoberta, cerca de 4 mil anos antes de Cristo, não demorou muito para que os povos percebessem que ela facilitaria a vida de todo mundo em praticamente todos os aspectos.

Roda foi inventada há muito tempo. (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O transporte de mercadorias, como as colheitas ou as grandes peças de cerâmicas, por exemplo, ficou bem mais fácil com as carroças, afinal de contas elas facilitavam o carregamento de cargas grandes e pesadas.

As mais diversas aplicações

Ao longo da história, é possível até mesmo identificar como o desenvolvimento da tecnologia influenciou a nossa evolução. Nos tempos primitivos, por exemplo, destacam-se as ferramentas de pedra, a utilização da madeira, a descoberta do fogo e a utilização do metal.

A tecnologia ajudou Cristóvão Colombo, por exemplo. (Fonte da imagem: Reprodução/UOL)

Já na época medieval se sobressaem as tecnologias aliadas à Engenharia, como o desenvolvimento das grandes cidades, estradas e aquedutos. Tecnologias têxteis e militares também começaram a se desenvolver cada vez mais, assim como a utilização da prensa e a evolução da exploração marítima — a qual culminou na descoberta de outros continentes, como o nosso.

Logo em seguida, a Revolução Industrial provocou o verdadeiro boom no mundo do estudo da técnica. Diversos ramos, principalmente o fabril, começaram a encontrar maneiras de facilitar e agilizar tanto a resolução de tarefas quanto de problemas (objetivo principal da tecnologia).

Com tudo isso, também não demorou para que os especialistas começassem a dividir o estudo da técnica em vários campos diferentes. Assim, é possível repartir a Tecnologia em campos de atuação, algo que permite um foco ainda melhor de trabalho em cada uma dessas áreas.

Dessa forma, há a tecnologia de defesa, têxtil, de construção, militar, medicinal, educacional, mecânica, industrial, da informação, entre outras.

Para o bem e para o mal

A evolução tecnológica não surgiu somente para “despertar o que há de melhor” nos seres humanos. Em diversos fatores, como nos instrumentos bélicos e de guerra, por exemplo, ela também exerceu grande influência, ajudando na sua evolução e na criação de máquinas cada vez mais mortíferas.

Uso dos tanques foi determinante em diversas batalhas da Segunda Guerra Mundial. (Fonte da imagem: Reprodução/WW2 Shots)

Segundo Sérgio Czajkowski Júnior, professor da Universidade Positivo e do UniCuritiba, ele, como um filósofo, sente-se “na obrigação” de se posicionar de uma forma “não tão otimista” em relação à definição mais simples da tecnologia.

De acordo com o professor, “mesmo sendo inegável que a tecnologia foi vital para uma ‘evolução’ da humanidade, é necessário sempre mencionar que esta não é neutra e que nem todos os avanços tecnológicos redundaram em benefícios para toda a humanidade”.

Além disso, Czajkowski também apresenta uma visão mais filosófica quando o assunto é tecnologia. Isso porque, além de mostrar que o estudo da técnica visa deixar a vida de todos um pouco mais fácil, ele também demonstra certa arrogância do ser humano em relação à natureza, pois nós estaríamos tentando “domesticar” tudo o que há ao nosso redor.

Tecnologia moderna

No século XX, alguns campos da Tecnologia começaram a se destacar mais do que outros, como o da Tecnologia da Informação. Isso aconteceu ao mesmo tempo em que alguns estudiosos, bem como a própria evolução dos idiomas, começaram a tratar a tecnologia de forma um pouco diferente.

O Apple II e o início da popularização dos PCs. (Fonte da imagem: Reprodução/The Whole Earth Blog)

Isso se destaca em alguns países de língua alemã, por exemplo. Um estudo de Eric Schatzberg mostra que na segunda metade do século XIX houve uma drástica mudança nos discursos que definiam a chamada “Technik”, trazendo-a para uma abordagem mais voltada à engenharia aplicada à indústria moderna.

Essa mudança acabou influenciando a língua inglesa e as potências que falam o idioma, como Reino Unido e Estados Unidos. Com isso, a alteração ganhou corpo e inevitavelmente o mundo todo passou a abordar a tecnologia de uma nova maneira, relacionando-a sempre aos conceitos mais sofisticados da sociedade.

Com o "casamento" da evolução da Tecnologia da Informação com essa mudança gradual de tratamento dado ao assunto pelos próprios estudiosos, cada vez mais a tecnologia foi sendo associada aos aspectos mais modernos — o que também resultou em diversos novos campos de estudo.

Smartphones de ponta trazem tecnologias incríveis direto para o seu bolso. (Fonte da imagem: Divulgação/HTC)

Em outras palavras, a partir disso podemos encontrar várias novas ramificações, essas bem mais de acordo com o que estamos acostumados a relacionar a essa chamada tecnologia. Ramos como a nanotecnologia, a computação ou a robótica, além de vários outros, passaram a trazer o significado “mais aceito” para o termo.

É por isso que hoje tecnologia é sinônimo de "aparelhos cada vez mais inteligentes, sofisticados e rápidos", como o seu computador, tablet ou smartphone. No entanto, não é nada errado dizer que um arco e uma flecha, por exemplo, também são tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.