Especialistas "hackeiam" carros e usam notebook para assumir o controle

Imagem de: Especialistas "hackeiam" carros e usam notebook para assumir o controle

Os especialistas em segurança Charlie Miller e Chris Valaesk conseguiram assumir o controle dos carros Ford Escape e Toyota Prius em movimento utilizando apenas um notebook. O intuito da dupla foi lançar um alerta sobre a nova modalidade de crime que em breve pode se tornar realidade nas ruas.

Para conseguir o feito, os especialistas acessaram o sistema de autodiagnóstico do veículo, utilizado pelos mecânicos para encontrar falhas. As unidades de controle eletrônico, também conhecidas como ECU, informatizam o controle da maioria das funções do carro, como aceleração, frenagem, direção, monitor e buzina.

A facilidade com que ambos acessam o sistema e impressiona e foi possível transferir o controle até mesmo para um joystick de Nintendo. O vídeo acima mostra de forma resumida o que a dupla conseguiu fazer. O estudo foi financiado pelo DARPA (Departamento de Defesa dos Estados Unidos).

“No momento em que as pessoas estão cientes do problema, há outras que não a acreditam que seja algo importante e há aqueles que dizem que essa possibilidade é uma questão já conhecida”, defende Miller. “Gostaríamos muito que todos tivessem uma discussão sobre isso e que os fabricantes ouvissem e melhorassem a segurança dos seus carros”, completa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.