Conheça o trabalho de alguns robôs em fábricas espalhadas pelo mundo

Imagem de: Conheça o trabalho de alguns robôs em fábricas espalhadas pelo mundo

Robôs montando automóveis da Chery na China. (Fonte da imagem: Reprodução/Getty Images)

A discussão sobre o fato de robôs tomarem o emprego de muitas pessoas em linhas de produção vai demorar alguns anos para terminar. Ainda assim, é inegável que eles conseguem ser mais precisos, rápidos e confiáveis que os humanos em determinadas tarefas, principalmente naquelas repetitivas. De fato eles tiraram mesmo o emprego de muita gente, mas essas pessoas provavelmente seguiram para tarefas menos perigosas ou estressantes.

De qualquer forma, você gostando ou não da interferência deles na indústria, é interessante ver como eles trabalham. Por conta disso, o pessoal do Gizmodo reuniu uma lista com alguns deles e nós separamos os mais legais para você dar uma olhada.

Indústria automobilística

Esse é o campo em que eles mais se deram bem. As linhas de montagem parecem ter sido criadas para eles desde o início. Como você vê na imagem, em 1984, vários deles já estavam montando carros em uma fábrica da Ford. O modelo que eles estão preparando é o Ford Sierra daquela década.

(Fonte da imagem: Reprodução - Keystone - Gretty Images)

Itens domésticos

Eletrodomésticos também têm boa parte da sua estrutura montada por robôs. Um exemplo de empresa que usa a mão de obra robótica é a BSH Bosh Siemens. Na sua fábrica em Nauen, na Alemanha, a empresa fabrica máquinas de lavar e outros com ajudinha dos monstros de metal.

(Fonte da imagem: Reprodução/Andreas Rentz)

High tech

Robôs não fazem parte apenas da produção de equipamentos simples como máquinas de lavar e carros. Na Alemanha, eles montam também painéis solares. Essa fábrica em questão fica em Pritzwalk.

(Fonte da imagem: Reprodução/Sean Gallup)

Agrícola

Máquinas agrícolas não são novidade em lugar algum. No Brasil, elas estão em toda parte fazendo colheitas e plantando as mais variadas culturas. No Japão, entretanto, eles resolveram transformar um plantador de arroz comum em um robô inteligente. Ele possui um GPS e consegue planar campos alagados inteiros sem a intervenção humana depois de programado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Junko Kimura)

Robô gamer

A Microsoft também tem seus robôs. Eles não servem para fabricar nada em Redmond, nos EUA, mas sim para testar o console da empresa. Esse que você vê na imagem é especialista em apertar botões do controle do Xbox. Será que ele consegue jogar também?

(Fonte da imagem: Reprodução/Stephen Brashear)

Robôs operando máquinas menos inteligentes

Já não basta dar o pé na bunda dos trabalhadores de linhas de produção, os robôs agora já estão sendo preparados para operar maquinário pesado, como o que você vê na imagem. O humanoide simplesmente tomou o lugar do operador dessa cortadeira/escavadeira, seja o que for essa máquina com braço mecânico.

(Fonte da imagem: Reprodução/Junko Kimura)

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.