MIT está trabalhando em sistema que pode acelerar a internet

Imagem de: MIT está trabalhando em sistema que pode acelerar a internet

(Fonte da imagem: iStock)

Se você não anda muito feliz com a velocidade da sua internet, uma nova pesquisa do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês) pode mudar sua situação no futuro distante. O centro está desenvolvendo uma nova tecnologia de controle de tráfego de dados para substituir o protocolo TCP, com potencial de tornar a rede de duas a três vezes mais veloz.

Chamada de Remy, a novidade substitui o sistema atual – que é baseado em atualizações humanas – por um cálculo computacional. Tudo funciona a partir de dados da rede, como número de usuários conectados, quantidade de informações sendo transmitidas, a banda necessária etc. A seguir, o sistema testa em sucessão uma série de algoritmos para achar qual é o melhor para cada situação específica.

A ideia é que tudo seja feito de forma mais rápida e com menos falhas, em comparação com a interação humana. Por mais que o Remy ainda demore para chegar ao resultado ideal – em testes, o sistema levou cerca de 12 horas para otimizar uma rede –, ainda é uma solução mais rápida que a análise manual e as atualizações feitas por um engenheiro “de verdade”.

Por enquanto, o Remy está em estágios iniciais de estudo no interior do laboratório do MIT. E, como toda e qualquer novidade que se encontra nessa situação, não existem previsões para testes com usuários selecionados e nem mesmo uma ideia de quando a novidade pode ser aplicada comercialmente.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.