Projeto da Disney usa ar comprimido para que você 'sinta' objetos virtuais

Imagem de: Projeto da Disney usa ar comprimido para que você 'sinta' objetos virtuais

Uma revolução no mundo dos games pode estar a caminho – e a Disney pode ser a companhia por trás de uma das novidades mais ambiciosas para aumentar a precisão de sensores de movimento.

Trata-se do Aireal, um equipamento que já virou notícia aqui no Tecmundo quando mal havia saído do papel. Agora, ele ganhou um clipe completo do laboratório de pesquisas da empresa, que explica todo o funcionamento por trás do projeto.

O sistema háptico integra-se ao sensor de movimento e dispara anéis de ar comprimido na direção do jogador, para aumentar a interação física com objetos virtuais – ou seja, fazer com que você tenha a sensação de que realmente é tocado por algo, como quando chuta uma bola em um game de esportes, por exemplo.

De acordo com os pesquisadores, é possível controlar a intensidade das rajadas de acordo com a necessidade e, quando finalizado, será possível sentir até o leve bater de asas de uma borboleta digital. O equipamento será demonstrado nesta semana na feira SIGGRAPH, mas dificilmente será lançado de forma comercial – talvez como uma atração dos parques da Disney, na melhor das hipóteses.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.