Windows: como medir o nível de segurança do PC

Imagem de: Windows: como medir o nível de segurança do PC

Avaliando a segurança do computador (Fonte da imagem: iStock)

Atualmente, é quase impossível imaginar o mundo sem a internet. Com a popularização dos computadores pessoais, a rede se tornou uma das principais fontes de comunicação para as pessoas. Por isso, é difícil encontrar alguém que não a utilize com bastante frequência, especialmente como um meio de obter informações rápidas.

O problema é que a cada dia surgem novas ameaças virtuais, como roubo de dados, vírus, malwares, entre outros riscos. Por isso, o ideal é que você tenha sempre o computador protegido, mas não adianta instalar programas que apenas simulem tal proteção. No entanto, essa avaliação dos mecanismos de segurança nem sempre é uma tarefa fácil.

Uma maneira para você verificar como andam os mecanismos de proteção instalados no computador é usando uma ferramenta como o OPSWAT Security Score. Com ele, é possível medir automaticamente a eficiência das proteções realizadas na máquina.

Pré-requisitos:

Baixar OPSWAT Security Score

Realizando o teste

A instalação do programa pode solicitar que você aplique as permissões necessárias no Firewall do Windows e, também, nas aplicações de segurança do computador. O aplicativo funciona a partir de uma única janela e, basicamente, só possui o necessário para realizar a tarefa oferecida. Logo ao executá-lo pela primeira vez, uma análise é imediatamente inicializada.

Então, basta aguardar a conclusão do procedimento, o que pode demorar alguns instantes, variando conforme a quantidade de mecanismos a serem analisados. Ao final do teste, você pode observar que um gráfico é preenchido, indicando o número de itens no qual o seu computador foi “aprovado” em cada um dos setores verificados (firewall, criptografia do disco rígido, gerenciamento de atualizações, backup, compartilhamento público de arquivos, antivírus e sistema anti-phishing).

Resultados gerais (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Veja que os resultados são separados por cores. Verde indica setores nos quais a segurança está em harmonia; amarelo indica que o sistema de proteção está aplicado corretamente, mas há condições de realizar melhorias, que são indicadas pela parte sombreada. Já o vermelho mostra que o seu computador pode estar em risco com relação àquela funcionalidade.

Para ver detalhes sobre os resultados obtidos, basta clicar na parte referente à função desejada. Feito isso, uma nova janela é aberta mostrando as informações coletadas pelo aplicativo. Veja que essa tela possui várias abas, sendo que cada mecanismo de segurança encontrado para o setor em questão é exibido em uma delas.

Escore individual do setor (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Um detalhe interessante a ser ressaltado é o fato de que cada mecanismo é avaliado individualmente e possui o seu peso sobre o resultado. Assim, se você estiver com o Firewall do Windows desativado e o do seu antivírus ativado, o programa certamente vai identificar pontos a serem melhorados — por mais que ele pontue um dos programas como habilitado, ele continua a ver o outro como desligado.

Segurança em primeiro lugar

Neste artigo você conheceu uma maneira automática de verificar como andam os níveis de segurança do seu computador. Segundo o desenvolvedor, os cálculos feitos pelo programa têm como base informações relevantes com relação à indústria de segurança, além de pesquisas realizadas na área de proteção.

Ainda de acordo com a empresa, a base de dados foi montada tendo como base 10 anos de análises na área, garantindo a efetividade dos resultados.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.