Google Latitude: serviço de localização será desativado no dia 9 de agosto

Imagem de: Google Latitude: serviço de localização será desativado no dia 9 de agosto

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Latitude)

É, parece que depois do Google Reader, chegou a hora do Google Latitude dar adeus. A ferramenta de compartilhamento de localização da gigante de Mountain View será aposentada oficialmente no dia 9 de agosto – dentro de apenas um mês.

De acordo com o anúncio oficial feito pela empresa, o Google Latitude deixará de funcionar tanto em suas versões online quanto em seus aplicativos para smartphone e em outros serviços que utilizem informações dele. Além disso, vários de seus dados do programa serão apagados, incluindo sua lista de amigos no software e seu registro de check-ins.

Alguns dados, porém, continuarão armazenados. Isso porque seus registros de localização e seu histórico serão unidos a outros dados de seus serviços de localização – para acessá-los, basta usar o Google+ para fazer seus check-ins daqui pra frente.

Adeus, Google Maps offline

Não é só o Latitude que está entrando para a lista de programas aposentados da Google: quem baixar a versão 7.0 do Maps vai perceber que a função de mapas offline foi retirada do serviço. Felizmente, a companhia trouxe uma solução para isso.

Segundo Abby DeBellis, uma das funcionárias da empresa, em um anúncio no fórum do Maps, “nós incluímos uma função especial escondida no app que permite que você pré-carregue uma área do mapa que você precisa offline simplesmente indo até aquela área no aplicativo e digitando ‘OK Maps’ (ou falando ‘OK Maps’ em seu dispositivo Android)”. Com isso, a área é carregada no cache do aparelho, ficando disponível mesmo quando você estiver sem conexão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.