Avião movido a energia solar completa voo através dos Estados Unidos

Imagem de: Avião movido a energia solar completa voo através dos Estados Unidos

(Fonte da imagem: Reprodução/Geeky Gadgets)

O avião movido a energia do sol, o Solar Impulse, completou recentemente sua viagem através dos Estados Unidos. Embora o veículo já tenha realizado voos internacionais e intercontinentais anteriormente, só agora ele se tornou o primeiro aparato alimentado por esse tipo de força a voar de uma costa a outra do país.

A máquina que completou o feito, o modelo HB-SIA, é abastecida por mais de 11 mil painéis distribuídos pelos seus quase 64 metros de asas. Durante o dia, as placas fornecem energia para o funcionamento do veículo ao mesmo tempo em que carregam uma bateria, que funciona durante a noite.

A viagem foi realizada em dois meses e três dias, com partida de Mountain View, na Califórnia, e chegada no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York. O avião fez paradas nos estados de Arizona, Texas, Missouri e Virginia, ficando algumas semanas em cada localidade. Cada trecho de voo durou de 19 a 25 horas.

Donos do mundo

O cronograma original da viagem previa a chegada a Nova York um dia depois do que aconteceu de fato, mas os planos foram adiantados por conta de um rasgo descoberto durante o voo na parte inferior da asa. Uma vez completado o teste, a equipe planeja usar um novo modelo, o HB-SIB, para realizar a primeira viagem aérea ao redor do globo movida exclusivamente por energia solar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.