7 bizarrices e curiosidades da cidade de Taipei

Imagem de: 7 bizarrices e curiosidades da cidade de Taipei

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Cada país possui a sua cultura e, apesar das diferenças, todos devem ser respeitados da mesma forma. Entretanto, para nós, ocidentais, na maioria das vezes podem soar curiosos ou até mesmo bizarros alguns costumes e comportamentos adotados pelos povos que moram em um país asiático.

No início do mês de junho, a convite da ASUS, estivemos por uma semana na cidade de Taipei, capital de Taiwan. Com quase 3 milhões de habitantes, a cidade revela dezenas de opções turísticas e muitas curiosidades: quem mora por lá acha normal conviver com pequenos terremotos, que acontecem quase que semanalmente na região.

Um paraíso de tecnologia

Shopping Center: vários andares apenas com lojas de eletrônicos. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para quem gosta de gadgets, smartphones e computadores, a cidade de Taipei é um verdadeiro paraíso tecnológico. A cidade inteira é coberta por WiFi, que pode ser acessado gratuitamente desde que você possua um chip de alguma operadora local. O 3G funciona de forma perfeita e, nos sete dias que estivemos lá, não percebemos nenhuma queda de sinal.

Os moradores de Taiwan veem os sul-coreanos como os seus principais “rivais” tecnológicos. Por conta disso, a preferência recai sempre por produtos de empresas como ASUS, Acer e HTC em vez de Samsung e LG. Isso faz com que o modelo HTC One, por exemplo, seja um dos mais procurados na cidade.

Taipei abriga também fábricas de diversas empresas. Por conta disso, encontrar peças para o seu computador é uma das tarefas mais fáceis. Há shoppings de sete andares, por exemplo, que vendem apenas produtos eletrônicos. São lojas específicas de cada uma das marcas, além de lojas para cabos, adaptadores, placas, chips, circuitos e o que mais você possa precisar.

Se depender do gosto dos consumidores, os celulares com tela cada vez maior não vão sair da moda tão cedo. Por lá, é mais do que comum encontrar pessoas com tablets de 7 polegadas falando ao telefone, como se estivessem com um pequeno smartphone nas mãos. Quando o celular é pequeno, cases bem chamativos se encarregam de mostrar para todo mundo que eles existem. Confira uma seleção com outras curiosidades da cidade:

1 - Terremoto! Ah, não foi nada!

Cidade de Taipei. (Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic)

Você sabe qual é sensação de vivenciar um terremoto? Enquanto estivemos em Taipei, vivenciamos não só um, mas dois terremotos. Para quem nunca passou por essa experiência, a sensação é a mais estranha possível. No primeiro deles estávamos em uma loja quando o tremor ocorreu.

Diferente do que estamos acostumados a ver em filmes, não há nenhum barulho. A sensação que você sente não é de um tremor, mas sim de tontura. Sabe quando você está abaixado e se levanta rápido demais? Aquela pequena tontura que sentimos quando isso acontece é a mesma sensação que você terá em um terremoto.

Pequenos tremores acontecem com muita frequência em Taipei. Durante o primeiro abalo, algumas coisas caíram das prateleiras na loja em que estávamos. Porém, a situação é tão comum que, da forma mais tranquila possível, a vendedora juntou o que caiu no chão e continuou a demonstrar as funcionalidades de uma câmera, como se nada tivesse acontecido.

Já o segundo terremoto causou uma sensação muito mais desconfortável. Quando ele aconteceu, estávamos no oitavo andar de um prédio. Ver o seu quarto tremer, literalmente, é uma das sensações mais desagradáveis pela qual você pode passar na vida.

2 - Fazer as refeições no banheiro, quem curte?

(Fonte da imagem: Divulgação/Modern Toilet)

Fique calmo: os moradores de Taipei não fazem as suas refeições no banheiro. Entretanto, isso não significa que alguém não tenha tido essa ideia e já a tenha colocado em prática. A cidade abriga um curioso restaurante chamado Modern Toilet (ou “Banheiro Moderno”, em tradução direta).

O local tem uma decoração bastante peculiar: no lugar de mesas e cadeiras para se sentar, você encontra mesas e... Vasos sanitários. Eles ficam fechados, para proporcionar maior conforto, e você não pode utilizá-los em público (felizmente). Receber o cardápio e aguardar o seu pedido é outra surpresa.

Todos os pratos são servidos em pequenas travessas que se parecem com vasos sanitários. Algumas tigelas são inspiradas no visual de um montinho de fezes. Embora a comida não tenha gosto de nada disso e o lugar seja limpinho, certamente ele não é nada convencional.

3 - Taipei 101: à prova até de terremotos

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Apesar dos terremotos constantes, uma das construções mais imponentes do mundo pode ser encontrada na cidade de Taipei. Trata-se do Taipei 101, edifício de 101 andares inaugurado em 2003 e que custou US$ 1,758 bilhão para se construído. À época ele era o prédio mais alto do mundo, mas hoje é “apenas” o terceiro colocado.

Nos cinco primeiros andares funciona uma espécie de shopping center de luxo, reunindo marcas como Dior, Emporio Armani, Burberry e Louis Vuitton. A visitação é permitida até o 89º andar, onde está localizado um observatório com vista deslumbrante para toda a cidade. O elevador que leva os visitantes até a plataforma faz o trajeto em apenas 37 segundos, uma vez que viaja a uma velocidade de 1.010 metros por minuto.

No alto do prédio, uma gigantesca bola de ferro, com 680 toneladas, é responsável por manter o equilíbrio da construção, funcionando como uma espécie de contrapeso em caso de vibrações, ventos fortes ou mesmo terremotos. Segundo os especialistas, trata-se de uma das construções mais seguras do mundo.

4 - Trânsito com regras estranhas

O trânsito de Taipei também não é nada convencional. Embora a cidade tenha consideravelmente mais espaços para ciclistas do que a média dos municípios brasileiros, o trânsito é bastante complicado. Carros e, principalmente, muitas motos disputam cada centímetro de asfalto.

Uma das curiosidades é a maneira como as motocicletas se posicionam em um cruzamento. Para fazer uma conversão à esquerda com uma moto, por exemplo, é preciso aguardar em uma área específica, conforme você confere no vídeo acima. Será que essa solução melhoraria em alguma coisa o nosso trânsito? Com a palavra, aqueles que andam de moto.

5 - O mundo mágico de Hello Kitty

Se você é fã da personagem Hello Kitty, certamente você precisa visitar Taipei algum dia na sua vida. Nas lojas da cidade a personagem está espalhada por todos os lados. Basicamente, em qualquer shopping que você for será possível encontrar algum item inspirado nela. Entretanto, a surpresa pode ser ainda maior para quem passar pelo terminal C3 do aeroporto de Taipei.

No local, há um portão de embarque inteiro inspirado em Hello Kitty, com direito a decoração nas paredes, cadeiras personalizadas e uma loja temática com todos os tipos de produtos licenciados que você possa imaginar. A Eva Air, uma das companhias aéreas que operam no local, também já estilizou uma de suas aeronaves em homenagem à gatinha.

6 - A moda é estar na moda

(Fonte da imagem: Reprodução/BoingBoing)

Você já pensou que usar óculos, com uma armação bem descolada, pode estar na moda? Mas e aqueles que não precisam do acessório, como devem proceder em casos como esses? Os moradores de Taipei, bem como da Ásia em geral, encontraram uma solução criativa mas estranha.

Por lá, é comum encontrar pessoas nas ruas, em especial jovens, usando apenas a armação dos óculos, sem lentes. Dessa forma, eles podem combinar o estilo do acessório de acordo com a roupa do dia.

 Outro aspecto curioso pode ser percebido também nas roupas utilizadas por muitos deles. Os taiwaneses gostam de roupas muito coloridas, combinando peças de várias cores. O mesmo se aplica aos pares de meia. Afinal, calçar cada pé com uma meia de uma cor é supernormal, você não concorda?

7 - Comidas exóticas

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para quem gosta de experimentar novos sabores, a culinária de Taipei oferece muitas opções pouco convencionais para os brasileiros. E a regra se aplica até mesmo aos alimentos industrializados, como foi o caso de uma batata frita sabor omelete de ostra, que tivemos a oportunidade de provar por lá (parece cebola e salsa no aspecto, mas com um gosto adocicado).

Caminhando pelo Night Market, uma das principais feiras livres da cidade, encontramos outra iguaria pouco convencional: um tablete de arroz banhado em molho de soja (shoyo) e sangue de galinha. Patos assados, com cabeça e tudo, também são vistos com muita frequência em restaurantes da região. Uma bebida para acompanhar? Que tal leite fermentado (Yakult) com suco de tomate?

O Tecmundo viajou à cidade de Taipei, em Taiwan, para a Computex 2013 a convite da ASUS.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.