Melhores da Semana: 28/06/13 [vídeo]

Imagem de: Melhores da Semana: 28/06/13 [vídeo]

Antes de relacionarmos as melhores notícias, curiosidades e artigos da semana, pedimos desculpas. A NZN passou por uma migração de servidores. Consequentemente, nossos sites ficaram instáveis. A migração foi concluída, mas ainda estamos otimizando o desempenho das páginas, portanto pedimos a sua compreensão.

Voltando à programação normal do Melhores da Semana, esta edição destaca o Windows 8.1, o Xperia Z Ultra, imagens vazadas do Moto X e do próximo iPhone, avanço na tecnologia LTE e duas invenções muito curiosas, além, claro, dos textos mais chamativos do Mega Curioso e do Tecmundo.

NOTÍCIAS

Windows 8.1 Preview já está disponível para download

Aconteceu a edição de 2013 do BUILD, evento da Microsoft que apresenta novidades da empresa. Foram dois dias de conferência, e no primeiro deles o destaque foi o lançamento da versão Preview do novo Windows 8.1. O sistema ganhou um Botão Iniciar, o suporte para múltiplos aplicativos em mais de um monitor foi aperfeiçoado e as buscas do Bing agora passam a ser integradas com o SO.

O Tecmundo cobriu essa conferência ao vivo e também preparou um resumo dos dois dias do evento — clique aqui para conferir. A versão Preview do Windows 8.1 já está disponível para download. O arquivo de instalação tem 2 GB e você pode baixá-lo neste link. Também é possível fazer o download da atualização diretamente pela Windows Store.

Sony apresenta o seu novo Xperia Z Ultra

A Sony apresentou o Xperia Z Ultra. Como era esperado, o aparelho tem uma tela grande, de 6,4 polegadas. O modelo tem Android 4.2.2, 2 GB de memória RAM, processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e corpo com 6,5 milímetros de espessura à prova d’água.

A Sony garante que o gadget resiste à ação da poeira e até faz filmagens embaixo da água. Um detalhe interessante é que o display resistente é capaz de reconhecer qualquer tipo de caneta stylus ou lápis.

Tela avantajada e tecnologia das TVs Bravia (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Vaza imagem do Moto X, o novo aparelho da Motorola

O site Phone Arena divulgou uma suposta imagem do Moto X, novo aparelho da Motorola. A foto seria de um informante que teria participado de testes da operadora Sprint. Ele também revelou que o aparelho tem tela de quatro polegadas e meia.

Por falar em Motorola, a empresa repaginou o logo da Motorola Mobility. A companhia não se pronunciou oficialmente, mas a imagem foi apresentada durante a TechWeek, conferência de tecnologia que acontece nos Estados Unidos.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Vaza imagem mostrando o iPhone 5S na linha de produção

O próximo smartphone da Apple pode ter o nome 5S, e uma suposta imagem do aparelho foi divulgada por usuários da rede social chinesa Weibo. Na fotografia, é possível ver dois aparelhos na linha de produção de uma fábrica.

Não se sabe muito sobre o novo modelo da Apple, mas rumores dão conta de que o aparelho vai apresentar um novo processador A7 e que seu lançamento deve acontecer dentro de alguns meses.

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Operadora coreana anuncia a primeira rede LTE-A para consumidores do mundo

A operadora coreana SK Telecom anunciou o lançamento da primeira rede com suporte à tecnologia de comunicação LTE-A para consumidores (diferente da Yota, que é focada exclusivamente no uso empresarial).

Segundo o site The Verge, a velocidade da conexão é impressionante, chegando a alcançar 102 Mbps para downloads. A empresa promete ainda mais, com download máximo de 150 Mbps e upload máximo de 37,5 Mbps. A Samsung deve anunciar novos aparelhos com LTE-A em um futuro próximo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Homem implanta "fones de ouvido" na orelha

Um homem implantou um tipo de fones de ouvido em sua orelha. Seu nome é Rich Lee, e ele implantou pequenos ímãs em uma parte da cartilagem da orelha — ponto onde muitas pessoas colocam piercings.

Os ímãs se comunicam com um aparelho que tem uma bobina e envia o som diretamente para o ouvido do rapaz. Segundo Lee, uma alternativa de uso seria, por exemplo, utilizar microfones direcionais para que ele pudesse ouvir a conversa de outras pessoas sem que elas percebessem.

Fones de ouvido nunca mais (Fonte da imagem: Reprodução/H+ Magazine)

Africano constrói seu próprio helicóptero caseiro

Mubarak Abdullahi é um nigeriano que está construindo seu próprio helicóptero em casa. Ele tem 24 anos, estuda Física e começou o projeto em 2007. Abdullahi utilizou partes de carros, motos e até de um Boeing 747 que caiu na região há alguns anos.

No entanto, aparentemente Mubarak Abdullahi não vai poder voar — pelo menos não nos conformes da lei —, visto que a polícia proibiu o jovem de decolar sua invenção. Outros projetos parecidos, como aviões monomotores, estão em construção no Quênia.

Helicóptero não pode voar legalmente. (Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

MEGA CURIOSO

Saiba como e por que a AK-47 funciona ainda melhor quando submersa [vídeo]

Uma AK-47, uma das armas de fogo mais utilizadas do mundo, funciona melhor debaixo d’água, apesar de ser menos letal nessas condições. Um vídeo explica o que acontece nessas circunstâncias.

A arma tem um pistão que posiciona a próxima bala a ser disparada. A água preenche um espaço vazio entre um projétil e outro, então a pressão é maior e a força é aplicada imediatamente. Porém. a água deixa a arma menos letal, uma vez que a bala é bastante desacelerada nessas condições.

Qual é a parte mais funda do oceano?

O lugar mais fundo do mar é a Trincheira de Mariana, que fica a 11 quilômetros de profundidade e tem mais de 2.500 km de extensão por 70 km de largura. A estrutura está localizada no norte ocidental do Oceano Pacífico.

A trincheira em questão se formou depois do choque entre duas grandes placas tectônicas: a das Filipinas e a do Pacífico. Lentamente a placa das Filipinas foi rebaixada, e isso resultou na trincheira enorme.

Conheça as mais incríveis passagens secretas do mundo

Ótima galeria de imagens com algumas das passagens secretas — hoje já não tão secretas assim — mais incríveis do mundo. Uma delas fica dentro da pirâmide Quéops, no Egito. Há também pequenas passagens que dão acesso a túneis usados durante a Guerra do Vietnã.

Em uma biblioteca na Áustria, acontece como nos filmes: a pessoa puxa um livro, e a porta abre. Já em outra biblioteca, esta nos Estados Unidos, uma sala é escondida atrás de uma prateleira. No México, uma pia era a entrada para um túnel de 200 metros. Vale a pena acessar a relação no Mega Curioso e conferir as imagens.

Brasil x Turquia: confira as diferenças entre os protestos nos dois países

A agência Associated Press comparou quatro pontos das manifestações no Brasil e na Turquia. O primeiro deles é a motivação — no Brasil, começou com o aumento da passagem do ônibus e outras questões sociais. Já na Turquia, ativistas ambientais protestavam, mas a ação da polícia despertou uma onda de protestos.

Ainda segundo a Associated Press, a ação da polícia, tanto no Brasil quanto na Turquia, foi violenta. No país euroasiático, o primeiro ministro criticou os manifestantes duramente e causou desconforto entre líderes europeus. A AP também comparou quem são os manifestantes em cada caso e a proporção dos protestos.

Você aguentaria levar um soco do Super-Homem?

Um vídeo publicado no YouTube mostra o que aconteceria se você tomasse uma bofetada do Super-Homem. Para começar a calcular a potência, foi levada em conta uma lei da Física: como nenhum corpo pode atingir a velocidade da luz, assumiu-se que o herói se move a 99% dessa velocidade.

Considerando que um punho pesa em média 300 gramas, o soco do herói seria 2.800 vezes mais poderoso do que a bomba atômica jogada em Hiroshima. A energia liberada geraria uma temperatura 5 mil vezes mais quente que a temperatura do Sol. Resultado: você iria simplesmente se desintegrar. Mas fique tranquilo, pois você nem teria chance de ver o soco chegando.

ARTIGOS

Análise: TV LG 84LM9600, 84 polegadas e resolução 4K

Nossa primeira dica é a análise da TV LG 84LM9600, que tem 84 polegadas e resolução 4K. Além da tela gigante e resolução Ultra HD, o modelo tem WiFi embutido e pode ser controlado pelo smartphone.

O Tecmundo esteve na sede da LG, em São Paulo, e pôde analisar este televisor de perto, realizando diferentes testes e levantando os prós e contras, como costumamos fazer em todas as nossas análises.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

Embraer KC-390: o futuro do transporte aéreo militar brasileiro

Este é um ambicioso projeto de avião cargueiro militar de médio porte que visa desenvolver uma alternativa mais moderna, rápida, versátil e barata do que todas as outras opções disponíveis no mercado.

Neste texto, você vai conhecer um pouco da aeronave brasileira que promete atender não só as demandas do exército brasileiro, como também as necessidades de mais de 70 países diferentes nos próximos 15 anos.

Novo avião cargueiro militar de médio porte da Embraer (Fonte da imagem: Reprodução/Força Aérea Brasileira)

Coyote: o veículo tático que deixa tanques morrendo de inveja [ilustração]

Coyote é o nome de um equipamento militar que pode fazer com que qualquer blindado pareça um carrinho de brinquedo quando entra em ação, pois possui proteções incríveis e poderosas para impedir que os soldados no interior sejam atingidos por qualquer ataque inimigo.

Se você é apaixonado pela indústria bélica e pela temática das guerras, como muitas pessoas são, vale a pena conferir a ilustração e o texto para saber mais sobre esse incrível equipamento militar.

(Fonte da imagem: Divulgação/Supacat)

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.