Resumo: Microsoft Build 2013 [vídeo]

Imagem de: Resumo: Microsoft Build 2013 [vídeo]

A Microsoft realizou nos dias 26 e 27 de junho mais uma edição do Microsoft Build, evento voltado para desenvolvedores em que a empresa costuma revelar algumas novidades dos seus produtos. O evento foi dividido em duas keynotes, a primeira com foco nos produtos que chegam à maioria dos consumidores e a segunda voltada mais para as soluções de negócios que a empresa comercializa.

No primeiro dia do evento, o CEO Steve Ballmer subiu ao palco para confirmar boa parte dos rumores que já se conhecia. O Windows 8.1, atualização do Windows 8, foi oficialmente revelado e, junto com ele, uma série de notebooks, ultrabooks e smartphones foram confirmados pelo chefão da Microsoft.

Bem-vindo Windows 8.1

Já disponível para download em versão prévia, o Windows 8.1 foi a grande atração da primeira keynote. Com foco cada vez maior nos dispositivos com tela touch, o sistema operacional ganhou novamente um botão Iniciar, o suporte para múltiplos aplicativos em mais de um monitor foi aperfeiçoado e a partir de agora as buscas do Bing passam a ser integradas com o SO.

Ao digitar um texto, o teclado agora sugere palavras para completar o seu trabalho e a barra de espaço funciona como uma espécie de trackpad. A integração com as redes sociais também foi aprimorada e há labels específicas para marcar o recebimento de menções no Facebook e no Twitter, por exemplo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)

A integração do Bing no SO permite que você digite o nome de uma cidade na busca do sistema para obter diversas informações, como mapas, pontos turísticos, restaurantes e condições do tempo. O mesmo vale para bandas e artistas. Basta digitar o nome de um grupo musical para conferir informações como shows e playlists disponíveis no app Xbox Music.

O botão Iniciar está de volta, mas de um jeito um pouco diferente. Agora está mais fácil alternar entre o modo Desktop e a Tela Iniciar, sendo possível marcar a ordenação dos ícones exibidos (data de instalação, usados recentemente, ordem alfabética ou categoria).

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)

Por fim, a partir de agora o Windows 8 passa a contar com suporte nativo para impressoras 3D. Dessa forma, caso você já possua um arquivo para esse formato, não é necessário instalar nenhum tipo de software. Basta mandar imprimir e pronto.

Visual Studio

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)

Para os programadores, as novidades do Visual Studio devem tornar o trabalho dos desenvolvedores mais rápido e prático. É possível agora conferir em tempo real qual é o consumo de energia e de processamento de um app, durante o período de testes, permitindo corrigir eventuais falhas.

As notificações de erro e modificações de código são exibidas agora na Tela Iniciar, com recursos dinâmicos. Por fim, o Internet Explorer 11 terá suporte ao Web GL da mesma forma que os apps desenvolvidos para o SO. Em um exemplo, foram mostradas quatro telas simultâneas exibindo dois streamings em MPEG e duas aplicações em Web GL, sem que o desempenho fosse prejudicado.

Nova App Store

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)

A loja foi completamente renovada e agora as informações estão dispostas em uma interface limpa, com destaques e recomendações na página inicial. A ideia é estimular o consumidor a conhecer aplicativos relacionados, sejam do mesmo desenvolvedor ou não.

Outro recurso que promete fazer os usuários pouparem tempo é o das atualizações automáticas. Ao acessar o sistema operacional, não há mais um contador indicando quantas atualizações estão disponíveis. A partir de agora, as novidades dos apps são baixadas juntamente com as atualizações de sistema.

Produtos novos

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Build 2013)

A Microsoft não entrou em detalhes, mas exibiu diversos aparelhos que ainda não chegaram ao mercado. Entre eles os smartphones Lumia 928, Lumia 925, Lumia 521, todos da Nokia, Ativ S Neo, da Samsung, e HTC Windows Phone 8XT. Além disso, notebooks e ultrabooks apresentados recentemente durante a Computex 2013 também foram destaque.

Nesta quinta-feira (27) o evento teve prosseguimento, mas com novidades muito mais focadas no público empresarial. A Microsoft falou sobre as soluções de Cloud para negócios, sobre a utilização do Office 365 para empresas, além de detalhar novidades do Enterprise e sua integração com SaaS. O foco do segundo dia recaiu também nas ferramentas que serão utilizadas pelos desenvolvedores para essas plataformas.

Confira tudo o que publicamos sobre a Microsoft Build 2013:

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.