Boatos sobre site da Copa em Cuiabá são falsos: site não foi derrubado

Imagem de: Boatos sobre site da Copa em Cuiabá são falsos: site não foi derrubado

(Fonte da imagem: Reprodução/Copa Em Cuiaba)

A onda de protestos no Brasil tem deixado a internet em polvorosa: são milhares de informações compartilhadas a cada segundo, mostrando imagens não divulgadas em veículos de comunicação, além de diversos ataques hacker sendo feitos em apoio aos manifestantes. No entanto, um falso boato tomou a internet durante a manhã desta segunda-feira (17).

Nas redes sociais, centenas de pessoas compartilham o link http://copaemcuiaba.com.br/, que amanheceu mostrando imagens da violência policial nos protesto da última quinta-feira em São Paulo, atribuindo o conteúdo a um ataque hacker sobre o suposto endereço oficial.

Registro do site não é oficial. (Fonte da imagem: Reprodução/Registro.br)

O compartilhamento massivo também fez com que muitos veículos repetissem a informação. No entanto, ela não é verdadeira. Na redação do Tecmundo, fizemos uma simples busca pelo dono do domínio no site Registro.br. O resultado aponta para a compra do endereço por Wesley Macente Sirqueira, em março de 2010.

Ao pesquisarmos mais a fundo, descobrimos que Wesley havia assumido, em entrevista ao site Diário de Cuiabá no ano passado, ter criado o endereço como “uma forma humorada de chamar a atenção para as tomadas de decisões que estão sendo tomadas em relação ao evento”, o que confirma que o site não tem qualquer ligação com a organização da Copa do Mundo, embora não seja possível visualizar o cache do endereço pelo Google.

Dono do domínio "copaemcuiaba" compartilha novo conteúdo do site, confirmando que não se trata de um ataque hacker. (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Em sua página pessoal no Facebook, o jovem também compartilhou o endereço do site, acompanhado de uma imagem de um manifestante e a hashtag “#BrasilAcordou”, o que confirma que o conteúdo foi publicado de forma proposital. Portanto, vale a dica: antes de compartilhar informações na rede, é sempre válido confirmar as fontes.

ATUALIZADO [15:24h]

(Fonte da imagem: Reprodução/Web Archive)

O leitor Bruno Barreto nos enviou um link em que é possível visualizar o conteúdo existente no site antes do "ataque". No rodapé da página, é possível ler o seguinte texto: "Este site não tem vínculos com orgãos governamentais".

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.