Servidor inteiramente projetado pelo Facebook é inaugurado na Suécia

Imagem de: Servidor inteiramente projetado pelo Facebook é inaugurado na Suécia

(Fonte da imagem: Reprodução/ArsTechnica)

O Facebook inaugura nesta quinta-feira (13), na cidade de Lulea, na Suécia, um servidor para uso próprio cujo projeto foi inteiramente desenhado pela empresa. As instalações são as primeiras da rede social na Europa.

Para que o projeto chegasse ao resultado final, foram necessários dois anos de trabalhos e pesquisas em uma iniciativa chamada Open Compute Project. As especificações de servidores criadas pela companhia estarão disponíveis para qualquer outra companhia que pretenda implantar tecnologias em moldes similares.

Em vez de comprar servidores diretamente de empresas como Dell e HP, como a maioria faz, a companhia optou por desenvolver o seu próprio projeto, otimizando hardware e software. “Temos orgulho em afirmar que este é provavelmente um dos centros de dados mais eficientes e sustentáveis em todo o mundo”, destacou o Facebook em nota oficial à imprensa.

“Todos os equipamentos interiores são alimentados por energia hidrelétrica gerada localmente, que não só é 100% renovável como também permite que o fornecimento nunca caia a níveis inferiores a 70% do necessário. Além do poder da água, estamos usando o ar frio nórdico para resfriar os nossos servidores, e qualquer excesso de calor produzido é utilizado para manter os nossos escritórios aquecidos”, completa a nota.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.