DARPA apresenta sensores químicos do tamanho de uma moeda

Imagem de: DARPA apresenta sensores químicos do tamanho de uma moeda

Sensores químicos poderiam estar no seu smartphone no futuro. (Fonte da imagem: Divulgação/DARPA)

A DARPA anunciou hoje o sucesso do seu projeto que criou sensores químicos super-reduzidos, do tamanho de uma moeda, que podem identificar armas químicas com mais eficiência que os dispositivos usados atualmente. O programa envolveu pesquisadores de várias universidades norte-americanas e resultou no componente hexagonal que você confere na imagem.

O projeto começou há 5 anos e o maior desafio era criar câmaras à vácuo em tamanhos reduzidos para que as moléculas pudessem ser analisadas isoladamente. Até então, isso não era possível por conta da resistência dos materiais usados para construir essas câmaras e os procedimentos empregados.

Agora, com a possibilidade do “minivácuo”, esses sensores podem ser incluídos até em smartphones, por exemplo, para analisar odores e outros componentes químicos. Contudo, como a tecnologia acabou de ser apresentada em sua forma finalizada, não há ainda uma expectativa para a comercialização de trais componentes.

Quando isso acontecer, poderemos ter gadgets que analisam a qualidade da refeição que nos é servida em um restaurante, por exemplo. Mesmo assim, o uso militar desses sensores acoplados em robôs para procurar armas químicas sem a necessidade da presença humana já é uma possibilidade viável.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.