Já pensou em carregar seus equipamentos eletrônicos com ácido fórmico?

Imagem de: Já pensou em carregar seus equipamentos eletrônicos com ácido fórmico?

(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)

A produção e a manutenção de energia limpa são um assunto cada vez mais recorrente quando falamos em tecnologia. Pensando nisso, o físico sueco Florian Nitze elaborou uma tese em que fala de catalisadores específicos que sejam capazes de aperfeiçoar as capacidades de armazenamento das células de combustível.

Essas células são bem diferentes das baterias e pilhas comuns, pois necessitam de uma constante fonte de energia e de oxigênio para funcionar regularmente. Essa tecnologia já é comercializada, porém as células de combustível de ácido fórmico não são populares por não possuir energia ou poder suficientemente duradouro.

Os efeitos dos catalisadores propostos são reduzir as perdas de energia, aumentar o poder das reações químicas e potencializar o grau de eficiência das células de combustível.

Catalisadores de paládio

Florian Nitze diz que os catalisadores de partículas de paládio se mostraram mais resistentes para o projeto, já que são duradouros e possuem maior facilidade para serem utilizados nas células de combustível de ácido fórmico. Inúmeros dos catalisadores propostos pelo físico têm como base o paládio, pois é um metal nobre como o ouro, porém não tão caro.

O ácido fórmico é uma opção considerada bastante ecológica, já que utiliza fontes renováveis na produção. Segundo Nitze, uma das maiores vantagens do processo das células de ácido fórmico é que o carregamento dos eletrônicos só levará alguns segundos. Impressionante, não?

O processo está em testes, porém talvez encontremos algo semelhante no mercado nos próximos meses.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.