Melhores da semana: 17/05/13 [vídeo]

Imagem de: Melhores da semana: 17/05/13 [vídeo]

Os destaques desta edição do Melhores da Semana são o Google I/O, uma capa de invisibilidade feita por pesquisadores da Universidade de Duke, um celular da Sony à prova d’água e novidades sobre o Windows 8, além, claro, das excentricidades do Mega Curioso e dos artigos do Tecmundo.

NOTÍCIAS

Google I/O

No último dia 15, começou o Google I/O, evento anual da Google focado para desenvolvedores. O Tecmundo fez a maior cobertura brasileira da conferência principal — enquanto ela acontecia, estávamos com vídeo ao vivo e comentado. Na sequência, preparamos um resumo com tudo o que foi mostrado: Android Studio, Google Play Games, novo serviço de streaming, novo Google Plus, melhorias no Hangouts e muitos outros anúncios.

Google apresenta o novo Google Maps

O novo Google Maps foi apresentado na conferência do Google I/O com visual remodelado, mais elegante, e mapas personalizados — explicando: a cada busca que você faz, o banco de dados do serviço vai montando um perfil pra exibir sugestões para o seu gosto.

Outra novidade é interessante para o trânsito, pois o cálculo de rotas agora leva em conta o horário. A partir de agora, o Maps também está integrado ao Google Earth; logo, é possível visualizar diversas cidades em três dimensões.

Instituto especializado testa desempenho dos principais antivírus

A AV Comparatives é um instituto que avalia programas antivírus. Neste mês, a empresa elaborou um teste com o intuito de indicar o impacto de diferentes softwares de proteção no desempenho do sistema.

Nesse quesito, os melhores antivírus foram F-Secure, Kaspersky, Sophos, ESET, Avast, Symantec e Bitdefender, todos com três estrelas na classificação final. Avira, Panda, AVG, Emsisoft, Trend Micro, BullGuard e Vipre receberam duas estrelas, ao passo que G DATA, Fortinet, McAfee, Qihoo e eScan conseguiram uma estrela.

(Fonte da imagem: Divulgação/Av Comparatives)

Pesquisadores criam "manto" de invisibilidade usando impressora 3D

Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, utilizaram a tecnologia das impressoras 3D (estereolitografia) com o intuito de criar uma espécie de “manto de invisibilidade”.

Liderados pelo professor Yaroslav Urzhumov, os estudiosos criaram um pequeno disco formado por finas camadas de polímero de plástico. O invento tem furos de diferentes tamanhos e pode refletir feixes de micro-ondas, criando a ilusão de que o objeto escondido por essa “capa” desapareceu.

(Fonte da imagem: Duke University)

Xperia ZR: novo smartphone da Sony funciona até debaixo da água

A Sony apresentou o Xperia ZR, um novo modelo de smartphone que, além de possuir configurações robustas, funciona até mesmo debaixo d’água — mais precisamente, a uma profundidade de 1,5 metro.

Os destaques da configuração do ZR são a tela de 4,6 polegadas, o processador quad-core Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz, os 2 GB de memória RAM e a câmera HDR de 13 megapixels. Segundo informações do site Xperia Blog, o novo modelo é, na verdade, uma versão internacional do smartphone japonês Xperia A SO-04E, também da Sony, que não se manifestou com relação ao preço ou à data de lançamento.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Windows 8.1 chegará gratuitamente ainda neste ano

O Windows 8 vai receber a sua primeira grande atualização. Ela não vai se chamar Blue como muitos esperavam — será simplesmente Windows 8.1 — e há uma chance de que ela seja disponibilizada também para o Windows RT.

A atualização vai ser gratuita e diretamente pela Windows Store. Ainda não há uma data definida para a liberação do Windows 8.1, mas isso deve acontecer logo, segundo Tami Reller, responsável pela estratégia de negócios e marketing do Windows. Façam suas apostas: o botão para o Menu Iniciar volta ou não?

(Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)

MEGA CURIOSO

Saiba quais são 7 das pessoas mais inteligentes do planeta nos dias de hoje

O site Top Ten Famous elaborou uma lista com algumas das pessoas mais inteligentes do planeta. O italiano Fabiano Caruana e a húngara Judit Polgar são destaques da relação, pois conseguiram o título de Grande Mestre de Xadrez com 15 anos de idade.

Completam a lista o americano Michael Kearney (que se graduou com apenas 10 anos), o paquistanês Moosa Feroz (vencedor de uma competição internacional de Matemática aos 13 anos), Arfa Karim (tornou-se funcionária da Microsoft aos nove anos de idade, mas faleceu em 2012), Stephen Hawking (um dos físicos mais importantes do mundo) e Kim Ung Yong (que tem QI de 210 pontos e conseguiu doutorado aos 15 anos).

10 curiosidades sobre Ramón Valdés, o Sr. Madruga

O jornal El Intransigente elencou 10 curiosidades sobre Ramón Valdés, ator que interpretou o hilário Seu Madruga no seriado mexicano Chaves. Para começar, ele não usava maquiagem ou figurino especial e era o único que podia fumar nos estúdios da emissora — depois dos cigarros, Valdés dizia que seu vício eram as mulheres.

A família de Valdés era tradicional no meio artístico do México. Ele atuou em mais de 50 filmes e é autor de algumas frases do Seu Madruga, como “Só não te dou outra porque...”. Saiu do seriado Chaves em 1979, e seu último trabalho foi em 1987, no Peru.

Valdés faleceu em decorrência de um câncer no estômago que se espalhou. Durante seu funeral, a atriz Angelines Fernández, que interpretava a Dona Clotilde no Chaves, não saiu do lado do caixão.


(Fonte da imagem: Reprodução/El Intransigente)

7 celebridades que são mais duronas do que parecem

Outra lista vem do site Cracked, com celebridades realmente duronas. Harrison Ford é uma delas, pois pilota helicópteros e já participou de operações de busca e resgate. Samuel L. Jackson também é relacionado por sua luta (muitas vezes por métodos pouco ortodoxos, digamos) pelos direitos civis.

O ator Christopher Lee, membro de uma organização de operações especiais durante a Segunda Guerra Mundial, também é lembrado. No mesmo período, Audrey Hepburn entregava mensagens secretas para a Resistência Holandesa, que lutava contra a ocupação da Holanda por tropas nazistas. Enquanto isso, Mel Brooks desarmava minas na guerra.

Um destaque especial da lista é o ator Daniel Day-Lewis, que estuda a fundo seus personagens. Ele já praticou boxe, ficou em uma cadeira de rodas, se alimentou somente do que conseguia caçar e trabalhou em um açougue, tudo para criar seus personagens.

A lista é finalizada pela cantora islandesa Björk, que, apesar da voz aveludada e com postura sempre calma e gentil, pode ser muito durona — que o diga uma repórter que foi agredida pela cantora por, supostamente, persegui-la durante quatro dias.

Fotógrafo captura imagens surpreendentes de olhos de animais

Suren Manvelyan é um fotógrafo que gosta de registrar olhos, e ele conseguiu capturar até mesmo os olhares de diferentes animais — devidamente acordado com alguns zoológicos para conseguir isso.

Manvelyan não revela suas técnicas, apenas afirma que a parte mais difícil é ter que trabalhar com os reflexos nos olhos. Confira no Mega Curioso uma galeria com as fotos de olhos de coruja, camelo, hipopótamo, lagartixa, raposa, lhama, crocodilo, cavalo e cobra.

Fonte da imagem: Reprodução/Surenmanvelyan

Outdoor de inseticida captura mais de 200 mil insetos na Itália

A agência de publicidade Publicis criou um anúncio curioso para divulgar um inseticida. Eles colocaram uma cola transparente em um outdoor, sabendo que as suas luzes atrairiam a atenção de diversos tipos de insetos no período da noite.

O resultado foram 230 mil insetos grudados para compor um efeito do jato do spray do inseticida. Fica a dúvida: será que a campanha se provou muito mais eficiente do que o produto em si?

ARTIGOS

20 perguntas e respostas sobre impressoras 3D

O assunto está em alta nas pautas de tecnologia: as impressoras 3D. Por isso, preparamos um material especial com 20 perguntas (e suas respectivas respostas) sobre a novidade para você não ter mais dúvidas sobre isso.

Como funciona a tela touchscreen que reconhece você [ilustração]

Esta ilustração especialíssima mostra como funciona a tela touchscreen que reconhece quem está utilizando um tablet simplesmente pelo toque dos dedos. Uma curiosidade: o projeto é dos laboratórios de pesquisa da Disney.

Conheça a TPP, a grande ameaça contra a internet

Oficialmente, a TPP (sigla em inglês para Trans-Pacific Partnership) é um acordo econômico entre nove países, mas documentos vazados mostram que isso pode ser, de fato, uma ameaça à liberdade na internet nos países signatários.

Mais 7 apps bizarros para o seu smartphone

Existem tantos aplicativos para smartphones que muitos deles são estranhos. Este artigo do Tecmundo mostra sete apps bizarros demais da conta. Na lista, consta até mesmo um guia para fazer sexo dentro de um carro — só pra citar um exemplo.

Como adicionar uma senha no seu pendrive para deixá-lo mais seguro

Nossa última dica de artigo deste Melhores da Semana é de segurança. O texto explica como proteger um pendrive com senha. Dessa maneira, mesmo que você perca um pendrive, seus dados não serão acessados por ninguém.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.