Pesquisadores criam "manto" de invisibilidade usando impressora 3D

Imagem de: Pesquisadores criam "manto" de invisibilidade usando impressora 3D

(Fonte da imagem: Duke University)

Impressoras tridimensionais são itens realmente úteis. Você pode usá-las para criar armas, carros, orelhas biônicas ou até mesmo um minifígado completamente funcional. Contudo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke resolveu utilizar tais gadgets para produzir algo difícil de ser fabricado até mesmo pelos métodos tradicionais: um manto de invisibilidade.

Liderada pelo professor Yaroslav Urzhumov, a equipe norte-americana conseguiu usar a estereolitografia (nome científico da tecnologia empregada nas impressoras 3D) para criar um pequeno disco formado por finas camadas de polímero de plástico. Respeitando algoritmos criados pelos pesquisadores, o invento contém furos de diferentes tamanhos e pode refletir feixes de micro-ondas, criando assim a ilusão de que o objeto escondido pela "capa" desapareceu.

"Eu diria que qualquer pessoa que possa gastar alguns milhares de dólares em uma impressora 3D não comercial pode fazer uma capa de invisibilidade em uma única noite", afirma Urzhumov. O pesquisador acredita que em breve será possível criar mantos maiores, capazes de esconder objetos com vários metros de diâmetro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.