Google libera notificações para melhorar o funcionamento de apps do Chrome

Imagem de: Google libera notificações para melhorar o funcionamento de apps do Chrome

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Durante um bom tempo, apps do Google Chrome, como mensageiros e leitores de feeds, precisavam buscar uma conexão constante com um servidor para funcionar de maneira satisfatória. Isso sempre demandou uma quantia considerável de processamento, uso de dados e energia por parte do Chrome. Agora, a Google liberou alertas que devem fazer os aplicativos funcionarem apenas quando necessários.

Às vésperas da Google I/O, a empresa permitiu que desenvolvedores possam fazer com que seus apps solicitem um token para que os servidores postem uma mensagem no Cloud Messaging da Google. Dessa forma, sempre que o Chrome estiver conectado, o serviço poderá alertar o app e entregar a mensagem ao usuário.

Basicamente, a Google facilitou a vida dos desenvolvedores, que podem fazer seus aplicativos rodar somente quando são necessários. Isso faz com que a conexão não fique tão congestionada como antes.

Essa novidade pode ser um indicador da integração do Google Now ao Chrome, algo que vem sendo mostrado em versões do Chromium e do Chrome OS. Se você quiser entender melhor o processo das notificações no funcionamento de apps, clique aqui (em inglês).

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.