8 aplicativos que justificam a existência do Jailbreak

Imagem de: 8 aplicativos que justificam a existência do Jailbreak

"Se o Jailbreak não existisse, a Apple teria de criá-lo", sugere ILex. (Fonte da imagem: Reprodução/Phonegiz)

Você seguramente deve saber o que é o Jailbreak. E pode ser também que algumas das ferramentas listadas a seguir já sejam familiares a você. O desbloqueio do SO da Apple para mobiles permite que diversos recursos sejam instalados de forma alternativa; além de possibilitar o funcionamento de aplicativos não aprovados pela Maçã, este recurso faz com que softwares desenvolvidos de forma independente também rodem no iOS.

Confira a seguir oito extensões que, sem o Jailbreak, estariam indisponíveis aos usuários dos mobiles da Maçã.

1 – Unfold: dobre a tela para destravá-la

A implementação de um recurso estético inovador no mecanismo de desbloqueio de tela tem atraído a atenção de todos os que usam a tecnologia touch. O aplicativo Unfold, gratuito e acessível àqueles que possuem o Jailbreak, é um belo exemplo disso.

Dobre para destravar. (Fonte da imagem: Reprodução/Jailbreakmatrix)

Disponível para download no Cydia, este tweak carrega um conceito que dá mais graça ao “Slide to Unlock”; com ele, um movimento de dobra de folhas é feito para destravar a tela do aparelho (“Fold to Unlock”, que em tradução livre para o português significa “Dobre para Destravar”).

2 – Barrel: novo controle sobre a disposição dos ícones

Este recurso faz com que o movimento dos ícones fique mais elegante na tela do mobile iOS. Em vez de apenas incorporar o efeito de transição simples de telas, várias formas de visualização de ícones são disponibilizadas pelo Barrel.

Ícones enrolados ou dispostos de uma forma alternativa. (Fonte da imagem: Reprodução/Fastjailbreak)

“Enrolar e rolar”, “visualização em forma de cubo”, “deslizar para cima” e outros estilos de organização e controle de ícones são as tarefas desempenhadas por este aplicativo – disponível também na loja virtual Cydia.

3 – Springtomize 2: personalização absoluta

Desenvolvido por Filippo Bigarella, este aplicativo, totalmente compatível com o iOS 5, permite que diversas modificações sejam feitas no visual do mobile. Personalização de dock, de animações, de pastas e de notificações são algumas das possibilidades trazidas pelo Springtomize 2.

Para operar este aplicativo, é preciso dominar certas noções de inglês. (Fonte da imagem: Reprodução/Myrepospace)

Este recurso está disponível nas lojas virtuais Cydia e na The BigBoss e custa US$ 2,99. Vale lembrar que a última versão do Springtomize 2 roda também no iOS 4 – apenas escolha a versão compatível com o seu aparelho e efetue a instalação.

4 – CallBar v2: um gerenciador de chamadas

Opção de retorno de chamadas adicionada à tela de bloqueio, toque para atender, opções de personalização de cores para o discador e outras funcionalidades são as características deste tweak. Se você já possui o CallBar instalado no seu iOS, uma atualização gratuita pode ser feita para a versão v2 do aplicativo; compre-o, se for o caso, por US$ 3,99 na Cydia.

Mais recursos no gerenciamento de chamadas. (Fonte da imagem: Reprodução/cydiaism)

O CallBar v2 é compatível com o iOS 6 e é integrado, ainda, à assistente pessoal Siri.

5 – Activator: para cada ação, um gesto

Já imaginou configurar as ações do seu mobile iOS em função das chacoalhadas no aparelho? Pois com Activator, é possível programar funções como desligar ou ligar o WiFi ou o próprio mobile sem um toque sequer no botão “Home”. E sim, este aplicativo não serve apenas para ativar os aplicativos disponibilizados pela Cydia.

Mais que um mero meio de acesso à Cydia. (Fonte da imagem: Reprodução/Myinews)

Para que cada ajuste seja feito, é preciso selecionar o tweak e escolher, logo na sua interface inicial, o local de registro das ações. É preciso notar que o idioma-padrão da maioria dos recursos que fazem uso do Jailbreak é o inglês – a configuração completa do Activator depende então de certa intimidade com a língua estrangeira.

6 – Auxo: barra multitarefas e otimizada

Mostrar aplicativos recém-executados em forma de miniatura, possibilitar o controle de brilho, sinal WiFi e outras opções igualmente úteis diretamente na barra de tarefas são serviços que fazem deste aplicativo um dos recursos mais úteis aos que desejam otimizar seus mobiles.

Mais elegância e objetividade ao seu mobile. (Fonte da imagem: Reprodução/Idownloadblog)

Este tweak é compatível com o iOS 6 e conta com funções que, além de permitirem a rápida navegação pelas tarefas executadas, deixam a interface do mobile ainda mais elegante.

7 – ProTube 2: o YouTube na ponta dos seus dedos

ProTube 2 permite que arquivos sejam baixados diretamente do YouTube em formatos de áudio e vídeo. São até quatro opções de qualidade de vídeo selecionáveis e é possível, também, puxar apenas o som da mídia reproduzida no formato M4A.

Interface intuitiva permite uso pleno das funções do aplicativo. (Fonte da imagem: Reprodução/Letsunlockiphone)

Consulte o histórico dos downloads efetuados, navegue e reproduza vídeos na tela do seu mobile. Todos os arquivos baixados serão compatíveis com o AirPlay. Detalhe: para fazer rodar esta pérola, o Jailbreak Bridge deverá estar instalado no seu iOS.

8 – Deck: seus ícones na barra lateral

Este recurso vai dar ao seu mobile ainda mais estilo: selecione os ícones dos principais aplicativos usados por você e os deixe listados em um dos lados da tela do seu aparelho. Agora também disponível para o iPad via Cydia (Deck HD), esta ferramenta permite integração com o Activator (mostrado anteriormente).

Que tal este tipo de barra lateral? (Fonte da imagem: Reprodução/Anonymousinsiders)

....

“Se o Jailbreak não existisse, a Apple teria de criá-lo”, emplacou ILex, redator do Blog do iPhone há alguns meses. Em poucas palavras, isso significa que os hackers que se dedicam a encontrar brechas nas atualizações do iOS acabam obrigando a Maçã a criar, constantemente, métodos cada vez mais ostensivos de proteção ao seu próprio sistema – prova disso foi a recente publicação de um documento que lista todas as falhas de segurança da versão 6.1.3 do tal software: das seis brechas, quatro delas foram creditadas aos hackers evad3rs.

Parece pouco provável que, em algum dia, os programadores da empresa fundada por Steve Jobs criem uma carcaça de códigos blindada, impenetrável. Fato é que o Jailbreak proporciona não apenas experiências e funcionalidades ricas a quem o utiliza; o desenvolvimento de aplicativos independentes influencia as estratégias de mercado da Apple e demonstra assim que usuários e desenvolvedores estão, de alguma forma, cada vez mais conectados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.